Conecte-se conosco

Nerd

A Sala Secreta do Lago: mangá de domínio público ganha tradução por nova editora piauiense

Publicado

em

Obra dos anos 1940 foi lançada esta semana pela Amazon em formato digital

A Novo Verso Editora, novo selo criado recentemente no Piauí, lançou seu primeiro título na última segunda (6): A Sala Secreta do Lago, obra dos anos 1940 do já falecido autor Kennosuke Niizeki. Em formato digital (ebook), a obra de apenas 70 páginas pode ser encontrada na Amazon por R$ 5,99.

De acordo com comunicado enviado ao JBox pelo fundador da editora, o advogado Mateus Castro Alencar de Carvalho, o mangá está em domínio público, com os originais sendo obtidos junto à National Diet Library do Japão. De fato, a regra atual de domínio público no Japão estipula um mínimo de 70 anos após o falecimento do autor (Kennosuke Niizeki morreu em 1953).

A edição brasileira conta com registro oficial no ISBN, tradução por Larissa Shibuya Comba e diagramação por Luana da Rocha Maciel. Os materiais passaram também por uma remasterização para a publicação digital.

imagem: capa de A Sala Secreta do Lago

Imagem: Reprodução/Amazon

A Sala Secreta do Lago (Mizuumi no Himitsu-shitsu) teria sido publicado originalmente em 1944, segundo consta nos materiais originais recebidos pela Novo Verso. A NDL informa o ano de 1949 por essa ser a data do arquivo armazenado por eles. Isso torna o título o mais antigo já publicado por aqui, anterior até mesmo a A Nova Ilha do Tesouro (1947), de Osamu Tezuka, lançado pela NewPOP.

Sinopse pela Novo Verso:

Nessa aventura, somos apresentados a Isamu e seu pai Dr. Shigeno, um cientista muito inteligente que criou uma invenção revolucionária, porém, um antigo aliado de pesquisa, o Dr. Kusai, passa a perseguir nossos protagonistas que terão que fazer de tudo um pouco para que a fórmula secreta não caia em mãos erradas.

Próximos passos

A editora piauiense informa que tem planos de lançar A Sala Secreta do Lago também em formato físico, mas ainda negocia a possível distribuição com livrarias e lojas especializadas. Outras obras de Kennosuke Niizeki estariam nos planos da editora: Exploração Espacial do Foguete Loon (1945), Raio Z (1945) e A Aventura do Pack (1944).

Publicidade

O foco da Novo Verso estaria em trazer obras ainda não conhecidas dos brasileiros, de forma acessível. Também fazem parte dos planos outras obras de domínio público e títulos de Kazuo Inoue, localizados como Os Detetives Brincalhões e O Menino Divertido, ambos da década de 1940.


Fonte: Comunicado de imprensa / JBOX

Continue Lendo
Publicidade

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.