Conecte-se conosco

Mundo

Ano termina com espetáculo no céu: duas “superluas” iluminam novembro e dezembro

Publicado

em

 


Nos dias 5 de novembro e 4 de dezembro, a Lua Cheia estará próxima do perigeu, o ponto de sua órbita mais próximo da Terra. O fenômeno fará com que o satélite pareça até 14% maior e 30% mais brilhante que o habitual.

 

O céu noturno de 2025 será iluminado com a aparição de duas “superluas” consecutivas, encerrando a sequência de quatro ocorrências do fenômeno ao longo do ano. As aparições estão previstas para os dias 5 de novembro e 4 de dezembro.

A “superlua”, termo popularizado por astrólogos, refere-se ao momento em que a Lua Cheia ocorre com o satélite natural muito próximo do perigeu — o ponto de sua órbita mais próximo da Terra.

🌕 O que é o Perigeu e a Superlua?

A distância média entre a Terra e a Lua é de cerca de 384 mil quilômetros. Durante o perigeu, essa distância pode diminuir para aproximadamente 356 mil quilômetros, resultando em um impacto visual notável:

  • O disco lunar pode parecer até 14% maior.

  • Fica até 30% mais brilhante do que o normal.

A Astronomia usa a expressão mais precisa “lua cheia no perigeu”, mas o termo “superlua” foi cunhado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979 e se popularizou pelo impacto visual e facilidade de compreensão.

Publicidade

🔭 Como Observar o Fenômeno

A observação da superlua não exige instrumentos especiais. Para apreciar o fenômeno com mais destaque:

  • Horário: Olhe para o horizonte logo após o pôr do sol, quando a Lua está nascendo. O efeito óptico e o contraste fazem com que ela pareça ainda maior nesse momento.

  • Local: Escolha áreas com pouca poluição luminosa, como parques, praias ou regiões afastadas de grandes centros urbanos.

  • Detalhes: Binóculos ou telescópios simples podem ser usados para realçar detalhes das crateras e mares lunares, mas não são essenciais para ver o brilho ampliado.

Com informações: Revista Fórum

Continue Lendo
Publicidade

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.