Conecte-se conosco

Meio Ambiente

Árvore mais alta da Amazônia rivaliza com gigantes globais: 88,5 metros

Publicado

em

A árvore mais alta da Amazônia é o Angelim vermelho, com 88,5 metros de altura, localizada entre Pará e Amapá. A descoberta, feita via varredura a laser pelo INPE, desafia os limites de crescimento previstos para a espécie

A árvore mais alta da Amazônia já registrada mede 88,5 metros de altura e está localizada em uma área remota entre os estados do Pará e Amapá, no norte do Brasil. A descoberta, identificada em 2019 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) por meio de varredura a laser aérea, revelou uma concentração de gigantes, com outras sete árvores excedendo 80 metros e muitas acima de 75 metros.

A espécie responsável pelo recorde é o Angelim vermelho (Dinizia excelsa), fato que surpreendeu a comunidade científica, já que sua altura máxima era anteriormente estimada em 60 metros. A razão para esse crescimento extremo ainda não é totalmente compreendida pelos ecólogos, mas é teorizada que a sobrevivência dessas árvores está ligada ao seu afastamento de áreas urbanas e industriais, além da possibilidade de terem se beneficiado de perturbações anteriores na floresta.

Apesar de a descoberta elevar o limite de altura conhecido na maior floresta tropical do planeta, a árvore amazônica ainda está aquém de recordistas globais, como a sequoia Hyperion nos EUA, que atinge 115,92 metros. O crescimento extremo na Amazônia é limitado por fatores ambientais e riscos naturais, como ventos fortes, incêndios, pragas e desmatamento.


Com informações: Olhar Digital

Continue Lendo
Publicidade

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.