Conecte-se conosco

Natureza

Ciência descobre besouro “arretado” em dunas do sertão baiano

Publicado

em

Nova espécie de besouro escavador foi encontrada por acaso e batizada com uma expressão nordestina, reforçando a biodiversidade única e ainda pouco conhecida da Caatinga

A típica expressão nordestina “arretado”, usada para descrever algo belo ou incrível, agora é o nome científico de uma nova espécie de besouro. O Athyreus arretado, recém-descrito pela ciência, foi descoberto em dunas da Caatinga no município de Casa Nova, no extremo norte da Bahia. Pequeno como uma moeda de cinco centavos, o inseto mede cerca de 2,3 cm e se destaca por seu chifre e coloração marrom-avermelhada.

A descoberta foi feita por pesquisadores do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A nova espécie foi encontrada por acaso durante uma expedição noturna, quando um dos pesquisadores foi “atingido” pelo besouro voador, que se sentiu atraído pela luz de uma lanterna.

Biodiversidade que desafia as expectativas

O besouro “arretado” é o primeiro da família Geotrupidae, conhecida popularmente como “besouros escavadores”, a ser documentado na região das Dunas do São Francisco. A descoberta é um passo importante para aprofundar o conhecimento sobre a biodiversidade da Caatinga, o único bioma 100% brasileiro. Segundo os pesquisadores, a Caatinga foi, por muito tempo, vista como um ambiente de baixa diversidade. No entanto, a nova espécie é uma prova de que o bioma ainda guarda muitos tesouros a serem revelados.

“A descoberta de Athyreus arretado mostra que, na verdade, o que pode estar faltando são mais estudos sobre a biodiversidade dessa região”, destaca o pesquisador Gabriel Celante, que liderou a descoberta. O novo besouro, embora pequeno, carrega um grande simbolismo, reforçando a urgência de proteger e estudar o sertão brasileiro.


Com informações: ECO

Publicidade

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.