Conecte-se conosco

Distrito Federal

Capacitação em emergências obstétricas visa reduzir mortalidade materna no DF

Publicado

em

Em iniciativa da Secretaria de Saúde do DF, médicos e enfermeiros participam de curso para fortalecer a assistência e atuar em situações críticas, com foco na redução da mortalidade materna e infantil

Médicos e enfermeiros do Distrito Federal participaram da 5ª turma do Curso de Emergências Obstétricas, promovido pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). A capacitação, que incluiu aulas teóricas e práticas, ocorreu na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e teve como principal objetivo aprimorar a atuação dos profissionais em situações críticas com gestantes, visando a redução da mortalidade materna.

A capacitação é destinada a profissionais que atuam nos centros obstétricos e na Casa de Parto de São Sebastião. Segundo a gerente de Serviços de Enfermagem Obstétrica e Neonatal da SES-DF, Gabrielle Mendonça, a iniciativa busca “oferecer uma formação prática e atualizada, capaz de fortalecer a assistência e evitar que casos graves evoluam para o óbito materno”.

Curso aborda hemorragia, sepse e outras situações de risco

O curso abordou temas considerados essenciais para a atuação em emergências obstétricas, como:

  • Sepse em obstetrícia

  • Hemorragia pós-parto

  • Hipertensão na gestação

  • Parto pélvico e distocia de ombro

  • Suporte básico de vida

Os módulos foram conduzidos por especialistas da rede pública de saúde e incluíram a discussão de casos clínicos e simulações realistas. Os participantes puderam praticar técnicas como a inserção de balão intrauterino para controle de hemorragia pós-parto e métodos para correção da distocia de ombro.

Importância da atualização para a segurança de mães e bebês

Publicidade

De acordo com a médica ginecologista e obstetra Marcella Verolla, a atualização profissional é “fundamental porque garante boas práticas e maior segurança para mães e bebês”. A especialista ressaltou que seguir protocolos nacionais e internacionais pode contribuir para a redução de complicações e o aumento da segurança das pacientes.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Gerência de Enfermagem Obstétrica e Neonatal da SES-DF, a Escola de Saúde Pública do DF (ESP-DF) e o Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF). Desde 2018, mais de 300 profissionais foram capacitados. Nesta edição, 90 médicos e enfermeiros participaram da formação.


Com informações do Jornal de Brasília

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.