Conecte-se conosco

Saúde

Ceratocone e alta miopia podem aumentar risco de catarata em jovens

Publicado

em

O uso de colírios com corticoide e a progressão da miopia estão entre os fatores que podem antecipar o surgimento da catarata em jovens com ceratocone. O problema pode ser corrigido com cirurgia

O ceratocone, doença que afina e deforma a córnea, pode aumentar o risco de catarata em pessoas jovens. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, fatores como o uso frequente de colírios com corticoide e o enfraquecimento da córnea contribuem para o problema, que geralmente afeta pessoas mais velhas. A condição foi diagnosticada em Marcos Nascimento, um supervisor de segurança de 34 anos que tem ceratocone e alta miopia.

A catarata é uma doença que embaça o cristalino e pode levar à perda da visão. O único tratamento é a cirurgia, que consiste na substituição do cristalino por uma lente intraocular. No caso de pacientes com ceratocone, a cirurgia só pode ser realizada quando a doença estiver estabilizada há, no mínimo, um ano.

Catarata em jovens com ceratocone: fatores de risco

De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, os fatores de risco para o diagnóstico de catarata em jovens com ceratocone são:

  • Produção de radicais livres: O enfraquecimento da córnea em pacientes com ceratocone leva à perda de células que produzem colágeno, o que aumenta a produção de radicais livres no cristalino.
  • Uso de colírios com corticoide: A utilização frequente desses medicamentos para aliviar a coceira nos olhos pode elevar o estresse oxidativo e a dispersão das células do cristalino, antecipando o surgimento da catarata.
  • Miopia progressiva: A alta miopia também aumenta a formação de radicais livres no cristalino.

A cirurgia e a escolha da lente

A cirurgia de catarata em pacientes com ceratocone exige exames precisos para avaliar o estágio da doença. Segundo Queiroz Neto, a escolha da lente intraocular é um passo importante no procedimento. As lentes multifocais são contraindicadas por poderem causar aberrações visuais. Em geral, as lentes monofocais são a opção padrão, mas em alguns casos, as lentes de foco estendido também podem trazer bons resultados.

O especialista ressalta que, apesar das particularidades, a cirurgia de catarata em pacientes com ceratocone segue os mesmos padrões de segurança dos demais procedimentos, mas exige a experiência do cirurgião.

Publicidade


Com informações do Instituto Penido Burnier

Continue Lendo
Publicidade

1 comentário

1 comentário

  1. zoritoler imol

    16/09/2025 at 05:49

    You should take part in a contest for one of the best blogs on the web. I will recommend this site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.