Conecte-se conosco

Brasil

Cidade de 8 mil habitantes em Mato Grosso do Sul recebe megainvestimento de R$ 26,5 bilhões

Publicado

em

O município de Inocência (MS) será a sede de um dos maiores investimentos industriais do Brasil: uma fábrica de celulose da chilena Arauco. O Projeto Sucuriú prevê a produção de 3,5 milhões de toneladas de fibra de eucalipto por ano e deve iniciar operações em 2027

O município de Inocência, no Mato Grosso do Sul, com pouco mais de 8,4 mil habitantes, está prestes a ser transformado por um dos maiores investimentos industriais do país. A empresa chilena Arauco está construindo no local uma fábrica de celulose orçada em R$ 26,5 bilhões, dentro do chamado Projeto Sucuriú.

A nova unidade terá capacidade de produzir 3,5 milhões de toneladas de fibra de eucalipto por ano.

Impacto na Economia e Infraestrutura

A fase de construção já demonstra o impacto massivo no mercado de trabalho da região. Atualmente, o canteiro de obras emprega 1.800 trabalhadores, e a previsão é que esse número salte para 8.500 até o segundo trimestre de 2025.

O início das operações da fábrica está previsto para o último trimestre de 2027.

Além da celulose, a planta terá uma produção significativa de energia limpa:

  • Gerará mais de 400 megawatts de eletricidade limpa.
  • O excedente de energia será integrado ao sistema nacional, o suficiente para abastecer uma cidade de 800 mil habitantes.

A estrutura industrial será equipada por tecnologia de ponta da finlandesa Valmet, incluindo a maior caldeira de recuperação química do mundo.

Planejamento para o Crescimento

Para absorver o crescimento populacional e econômico acelerado, as autoridades locais, juntamente com o Senac, o IFMS e o Sebrae/MS, estão em diálogo para planejar medidas nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e segurança. O objetivo é garantir que a pacata cidade sul-mato-grossense consiga lidar com as demandas de um investimento dessa magnitude.

Publicidade


Fonte:  Revista Fórum

Continue Lendo
Publicidade

1 comentário

1 comentário

  1. Wilma Walter

    19/09/2025 at 10:18

    I do agree with all the ideas you have introduced on your post They are very convincing and will definitely work Still the posts are very short for newbies May just you please prolong them a little from subsequent time Thank you for the post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade


Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.