Projeto que deve correr por mais de 2 anos planeja expandir ainda mais o legado do herói japonês, incluindo uma nova série de TV
Hoje é oficialmente comemorado no Japão o “Dia do Ultraman”. A Tsuburaya não deixou o dia passar em branco e aproveitou para dar início à campanha que celebra os 60 anos da estreia do primeiro Ultraman, marca que será atingida no ano que vem, nessa mesma data.
O início de tudo veio com um vídeo emotivo, que reúne cenas com frases marcantes de séries da franquia de diferentes décadas. Esses trechos são unidos em torno da mensagem em inglês “with U” (que significa “com você”), dando a ideia de que o herói Ultraman e seus valores sempre estarão dando suporte aos corações de todos.
Confira o vídeo abaixo (com opção de ativar legendas em português):
Esse vídeo é só o ponta pé de um projeto que deve durar cerca de dois anos e meio. A ideia da Tsuburaya é levar a presença do herói, seja para os já iniciados quanto para aqueles que nunca tiveram contato com a obra, por meio de diferentes frentes.
Publicidade
No escopo desse projeto, estão previstos uma nova série de TV comemorativa, palcos dinâmicos ao vivo (chutamos que algo semelhante à apresentação que já tivemos aqui no Anime Friends), conteúdos digitais imersivos no universo Ultra e, claro, produtinhos porque a empresa não é boba.
O logo especial do projeto é este da imagem abaixo:
Logo oficial. | Divulgação/Tsuburaya
A partir do dia 1º de agosto, séries Ultraman, das clássicas às mais recentes, terão episódios selecionados lançados por tempo limitado no canal oficial da Tsuburaya (que há anos já exibe simultaneamente e com legendas em português os títulos inéditos, como o atualíssimo Ultraman Omega).
Esses episódios virão gradualmente, e cada um ficará disponível por apenas 2 semanas. Ainda não está claro se haverá opção oficial em português.
Sobre Ultraman
Ultramanfoi criado em 1966 pela equipe de Eiji Tsuburaya, um dos nomes mais importantes do cinema de efeitos especiais no Japão. A série rendeu 39 episódios e seu sucesso ajudou não só a ditar o estilo dos programas de heróis orientais, mas a também criar uma das franquias mais longevas e rentáveis do gênero.
Na história da série original, Ultraman é um ser vindo da Nebulosa M78, que chega à Terra enquanto estava à caça de um monstro. Durante sua missão, ele acaba sem querer tirando a vida de Hayata, um membro da Patrulha Científica (ou SIA), que combate ameaças alienígenas. Pra remediar a situação, Ultraman revive Hayata como seu hospedeiro, passando a defender nosso planeta enfrentando monstros que causam destruição.
Ultraman foi exibido no Brasil entre o fim dos anos 1960 e meados dos anos 1980 pela TV Bandeirantes, TV Tupi, TV Record e TVS/SBT, retornando com uma nova dublagem nos anos 1990 pela Rede Manchete, reprisada na CNT e Cine House. Essa versão redublada, distribuída pela Sato Company, chegou a ser lançada (incompleta) também em uma coleção de fitas VHS. Outras exibições posteriores e lançamentos em DVD em nosso país levantaram suspeitas de ilegalidade.
Publicidade
Após Ultraman, seguiu-se uma franquia de séries que dura até hoje (com algumas pausas). Pela televisão, o Brasil acompanhou Ultraseven, O Regresso de Ultraman e Ultraman Tiga. Via streaming, a Netflix chegou a exibir Ultraseven X, enquanto a Crunchyroll exibiu Ultraman Max, Ultraman Leo, Ultraman 80, Ultraman Gaia, Ultraman Nexus, Ultraman Mebius, Ultraman X, Ultraman Orbe Ultraman Geed. Além das séries, vários filmes foram lançados no mercado de home-video e serviços on-demand.