Conecte-se conosco

Brasil

Conservação das Onças: Brasileira Yara Barros vence prêmio WINGS 2025

Publicado

em

A bióloga Yara Barros, coordenadora do Projeto Onças do Iguaçu, foi reconhecida com o WINGS 2025 (Women of Discovery), prêmio internacional que celebra mulheres que transformam o mundo pela ciência e conservação da onça-pintada

O trabalho da bióloga Yara Barros em prol da conservação de onças-pintadas na Mata Atlântica ganhou reconhecimento global. A pesquisadora foi uma das vencedoras do WINGS 2025 (Women of Discovery), um prestigiado prêmio internacional concedido pela organização WINGS WorldQuest, de Nova York, a mulheres que expandem as fronteiras da ciência e da exploração. A cerimônia de premiação está marcada para esta quarta-feira (9).

A conquista consolida a trajetória de Barros, que já havia recebido, neste ano, o Whitley Award, conhecido como o “Oscar Verde” da conservação.

O Projeto Onças do Iguaçu

Desde 2018, Yara Barros coordena o Projeto Onças do Iguaçu, sediado no Parque Nacional do Iguaçu. O projeto se tornou referência internacional em conservação colaborativa ao unir ciência, educação ambiental e engajamento de comunidades rurais na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.

O objetivo central do trabalho é permitir a coexistência entre as comunidades e o maior felino das Américas, uma espécie ameaçada de extinção. Sob sua liderança, o projeto tem ajudado a restaurar as populações de onças na região, fortalecendo o diálogo com quem vive dentro e ao redor da floresta.

Yara Barros celebrou o prêmio, destacando que a honraria é uma “vitória coletiva” que celebra o trabalho de uma equipe que acredita na harmonia entre as onças e as pessoas.


Com informações: WINGS WorldQuest / Whitley Award / ECO

Publicidade

Continue Lendo
Publicidade

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.