Conecte-se conosco

Distrito Federal

Contra PEC da Blindagem e Anistia, manifestação em Brasília tem boneco de Bolsonaro e povo na rua

Publicado

em

Manifestantes se reuniram na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, neste domingo (21/9), para protestar contra a PEC da Blindagem e o projeto de anistia em debate no Congresso. O ato contou com a presença de líderes políticos progressistas e críticas à direita

Brasília se juntou a outras capitais do país neste domingo (21/9) em um dia de manifestações contra projetos polêmicos em tramitação no Congresso Nacional, a PEC da Blindagem e a proposta de anistia. A concentração ocorreu por volta das 10h na praça em frente ao Museu da República, na Esplanada dos Ministérios.

Presenças e Pautas

O ato mobilizou líderes de partidos e movimentos de esquerda, que discursaram em um trio elétrico sob forte sol. O protesto foi marcado por:

  • Pautas Centrais: Cartazes em oposição à PEC da Blindagem (que amplia o foro privilegiado e restringe a responsabilização de parlamentares) e ao projeto de anistia.
  • Críticas à Direita: Um boneco inflável gigante ironizando a imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro foi levantado pelos manifestantes. Havia também faixas celebrando sua condenação pelo STF.
  • Reivindicações Sociais: Além dos protestos no Congresso, os manifestantes defendiam o fim da escala de trabalho 6×1 e a isenção de Imposto de Renda (IR) para pessoas físicas que recebem até R$ 5 mil por mês.

No palanque, discursaram figuras públicas do campo progressista, incluindo o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o deputado distrital Fábio Felix (Psol), um dos organizadores do ato. Marcaram presença, também, diversos líderes progressistas como o Deputado Distrital Ricardo Vale.

Em seu discurso, Dirceu enfatizou a necessidade de união:

“É disso que nós precisamos. Primeiro, unidade entre nós. Unidade entre todos aqueles que querem mudar esse Congresso, querem mudar esse país. Não como a família Bolsonaro está fazendo, como a direita está fazendo, como Tarcísio de Freitas e outros governadores estão fazendo, apoiando Trump, traição nacional,” discursou o ex-ministro.


Fonte: Correio Braziliense

 

Publicidade

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.