Conecte-se conosco

Distrito Federal

Da sala de aula à Promotoria: estudante vive dia de promotora no MPDFT

Publicado

em

Aluna do ensino médio participa do projeto “Meninas em Ação” e acompanha a rotina da promotora Luciana Asper no MPDFT. Experiência inspira vocação e mostra o poder do protagonismo feminino em espaços de liderança

Trocar a sala de aula por uma Promotoria de Justiça. Foi exatamente isso que viveu Beatriz Guerra do Nascimento, de 18 anos, aluna do 3º ano do Centro de Ensino Médio Setor Oeste (CEMSO), durante uma jornada inspiradora no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

A experiência foi possível por meio do projeto “Meninas em Ação”, iniciativa da Secretaria de Assuntos Internacionais do GDF inspirada no movimento internacional #GirlsTakeover, que promove o protagonismo feminino em espaços de poder.

Um dia ao lado da promotora Luciana Asper
Beatriz acompanhou, por um dia inteiro, a rotina da promotora de justiça Luciana Asper, da Promotoria de Santa Maria. A jornada começou cedo, às 8h, com a participação no Dia D do projeto NaMoral, no CEF 03 de Planaltina, onde foram realizadas atividades educativas e de prevenção à violência.

Durante o dia, Beatriz acompanhou reuniões, visitas institucionais e o programa “Promotor por um Dia”, além de compartilhar conversas inspiradoras com a promotora. Atenta, anotava cada detalhe, absorvendo conhecimentos sobre a atuação do Ministério Público na defesa da sociedade.

“Ela é uma pessoa em quem me inspiro”
Antes do encontro, Beatriz já havia pesquisado sobre o trabalho de Luciana Asper, especialmente sua atuação em escolas e projetos de prevenção.

“Ela tem projetos muito interessantes e isso me encantou. A parte que eu mais gostei foi quando visitamos uma escola em Planaltina. O lançamento do Dia D por lá foi simplesmente sensacional”, contou a estudante.

Publicidade

“Eu quero ser promotora, como a doutora Luciana. Tudo o que vivi hoje vai ser fundamental para a carreira que eu quero seguir”, afirmou, emocionada.

Liderança que inspira
Para a promotora, participar do “Meninas em Ação” foi um privilégio. “Aceitei com muita alegria porque acredito que um dos maiores deveres de quem ocupa uma posição de liderança é servir e inspirar”, disse Luciana Asper.

“Percebo que minha perseverança em transformar realidades deixou sementes de esperança na Beatriz. E isso é profundamente gratificante.”

“Meninas em Ação”: abrindo portas para o futuro
Lançado em março de 2025 pelo Decreto nº 47.081/2025, o projeto “Meninas em Ação” leva alunas da rede pública do DF a vivenciar, por um dia, a rotina de autoridades do GDF, missões diplomáticas e setor empresarial.

O objetivo é despertar vocações, fortalecer a autoestima e mostrar que a liderança não tem gênero nem idade.

Para Beatriz, o dia foi um divisor de águas. “No começo, eu fiquei meio perdida, mas fui me interessando. Surgiu a oportunidade de estar com a promotora Luciana — e foi maravilhoso.”

Palavras-Chave:

Publicidade


Com informações: MPDFT

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.