Salas lotadas e bilheteria estrondosa mostram força do fenômeno mundial que a série se tornou
Que havia bastante antecipação e hype para o novo filme de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba, ninguém tinha dúvidas. Mas o sucesso de Castelo Infinito parece ter superado todas as expectativas possíveis, mesmo com toda a controvérsia envolvendo sua classificação indicativa.
Segundo dados do FilmeB.com.br, o filme atraiu 1,168 milhão de espectadores para os cinemas, arrecadando 26 milhões de reais e lotando sessões pelo país todo — com 12.716 sessões entre os dias 11 a 14 de setembro e atraindo uma média assombrosa de 92 espectadores por sessão.
Com esse resultado, Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba — Castelo Infinito já se torna o quarto maior público de um filme de animê da história do Brasil, pouco atrás de Pokémon: O Filme 2000 – O Poder de Um, e não muito longe da primeira colocação. Também já se tornou a maior bilheteria brasileira de animê de todos os tempos, superando os R$ 18 milhões de Dragon Ball Super: Broly com folga.
Mas o sucesso de Castelo Infinito vai muito além do nicho de animês. O filme já teve a terceira melhor estreia de todos os filmes deste ano, com 320 mil ingressos logo no primeiro dia e ficando atrás apenas de Lilo & Stitch (530 mil) e Invocação do Mal 4: Primeiros Passos (386 mil). Seu público de 1,168 milhão também já o coloca entre os 20 filmes mais assistidos do ano, com apenas quatro dias de exibição, e está encaminhado se tornar o maior lançamento de um filme de animê de todos os tempos. No Brasil, a marca a ser batida também é a de Pokémon: O Filme – Mewtwo Contra-Ataca, com 1,8 milhão de ingressos.
O filme também tem feito história fora do Brasil. No Japão, já é a terceira maior bilheteria de todos os tempos, atrás apenas de Demon Slayer – Kimetsu no Yaiba: Trem Infinito e de A Viagem de Chihiro. Nos EUA, o longa-metragem já se tornou a maior estreia de um filme estrangeiro, superando a antiga marca de Pokémon – The Movie. Mundialmente, o filme já arrecadou mais de 400 milhões de dólares, um valor bem similar às bilheterias de Capitão América: Admirável Mundo Novo e de Thunderbolts*, e com tendência de crescer ainda mais.
É difícil dizer até que ponto este lançamento vai refletir em mudanças no mercado cinematográfico para os fãs de animê, ou se este fenômeno vai se confinar a Tanjiro Kamado e companhia, mas já há sinais de que Castelo Infinito é uma mudança de chave no cenário. Como exemplo, temos o filme de Chainsaw Man, originalmente previsto para o dia 30 de outubro, adiantado para o dia 23 e com exibições em salas IMAX confirmadas no país todo.
Sobre Demon Slayer
A trama de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba se passa no Japão do período Taisho e apresenta a história de Tanjiro Kamado, um garoto de bom coração que vendia carvão para sobreviver, até o dia que seus pais foram cruelmente assassinados por um demônio, que também amaldiçoou sua irmã mais nova, transformando-a num demônio.
Embora devastado com tudo que lhe aconteceu, Tanjiro decide tornar-se um “matador de demônios,” procurando aquele que massacrou sua família, enquanto também tenta encontrar um meio para que sua irmã volte a ser humana novamente.
O mangá de autoria de Koyoharu Gotoge, prestigiada até pela revista Time, foi publicado na Shonen Jump entre 2016 e 2020, com 23 volumes encadernados no total. A série foi um fenômeno de vendas em 2019 e já possui mais de 150 milhões de cópias em circulação. A Panini publicou a obra no Brasil.
A versão em animê tem produção do estúdio Ufotable, e é exibida oficialmente no Brasil via streaming, com passagem pela extinta Funimation, além de Crunchyroll e Netflix, com opção dublada. O 1º filme continuando a série estreou em 16 de outubro de 2020 no Japão, batendo inúmeros recordes, chegando aos cinemas brasileiros em maio de 2021.
Outros filmes foram produzidos em seguida, também chegando ao Brasil, fora derivados literários e em vídeo.

