Conecte-se conosco

Brasil

Dia Internacional da Menina: Plan Brasil promove ações com foco em liderança e combate à violência

Publicado

em

Em celebração ao Dia Internacional da Menina (11 de outubro), a Plan Brasil realiza o movimento “#Meninas Ocupam”, onde jovens assumem posições de liderança em órgãos públicos e empresas. A iniciativa visa romper ciclos de violência e exclusão escolar que atingem milhões de meninas no país

Para marcar o Dia Internacional da Menina, celebrado em 11 de outubro, a Plan Brasil — ONG que trabalha para romper ciclos de violência contra meninas — promove diversas ações para dar visibilidade às demandas das jovens e defender políticas públicas efetivas de proteção, educação e participação social.

A urgência do tema é reforçada por dados alarmantes. No Brasil:

  • Quase 1 milhão de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos estão fora da escola.
  • Mais de 164 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes foram registrados recentemente, sendo a maioria das vítimas meninas.
  • Entre 2020 e 2022, mais de 11 mil meninas menores de 14 anos deram à luz em decorrência de violência sexual.

“Esses números mostram como a exclusão escolar e a violência de gênero ainda afetam profundamente a vida das meninas no Brasil. Por isso, é indispensável que sociedade e poder público unam esforços em políticas e ações que garantam sua proteção e fortaleçam seu empoderamento,” afirma Cynthia Betti, CEO da Plan Brasil.

Meninas Ocupam Espaços de Poder

O destaque da programação é a iniciativa “#Meninas Ocupam”, um movimento global no qual meninas e adolescentes assumem, por um dia, posições de liderança em espaços historicamente não acessados por elas. O tema deste ano é “Livres, Seguras e Respeitadas”.

As ocupações ocorrerão em diversas regiões, incluindo Salvador (BA), São Luís (MA), Teresina (PI), Codó (MA), São Paulo (SP) e Distrito Federal.

Algumas ocupações de destaque:

  • Distrito Federal: Uma jovem participa, hoje (8 de outubro), da sessão solene da Tribuna das Mulheres na Câmara dos Deputados.
  • Piauí: Ocupação no Governo do Estado.
  • Maranhão: Ocupação na Defensoria Pública de Codó e no Ministério Público do Maranhão.
  • São Paulo: Visita à rotina de uma redação na Folha de São Paulo e ocupações na CPTM e em gabinetes de deputados.

Outras Ações e Mobilização Social

Além das ocupações, a Plan Brasil realizará oficinas e rodas de conversa sobre gênero, proteção e saúde sexual e reprodutiva.

Em São Luís (MA), será realizada a 1ª Corrida “Eu Corro Por Elas – Pelo enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes”, com o objetivo de captar recursos, mobilizar a sociedade e amplificar as vozes das meninas em contextos vulneráveis.

Publicidade


Com informações: Plan Brasil / ONU / Unicef

 

Continue Lendo
Publicidade

1 comentário

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade


Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.