Conecte-se conosco

Distrito Federal

Distrito Federal recebe reforço de 14 novos médicos pelo Programa Mais Médicos

Publicado

em

Profissionais passam a integrar equipes de Saúde da Família com objetivo de reduzir tempo de espera no SUS

Brasília – O Distrito Federal acaba de receber o reforço de 14 novos médicos pelo Programa Mais Médicos , iniciativa do governo federal que busca ampliar o acesso à atenção primária em regiões com maior vulnerabilidade social. Os profissionais começaram a atuar na última segunda-feira (7), integrando as equipes de Saúde da Família e fortalecendo o atendimento básico de saúde nos territórios mais carentes.

A chegada dos médicos faz parte da mais recente etapa do programa, que selecionou 3.173 profissionais para atuar em 1.618 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) em todo o país. Este foi o edital com o maior número de inscritos até hoje: mais de 45 mil candidatos se registraram na seleção.

Os médicos brasileiros formados no exterior participarão, a partir de 4 de agosto , do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) — um treinamento específico para prepará-los para situações de urgência, emergência e enfrentamento de doenças comuns nas comunidades onde irão trabalhar.

Já os médicos formados no Brasil , com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), já estão assumindo suas funções desde o dia 2 de julho , priorizando a redução do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de uma atuação integrada, com apoio do prontuário eletrônico e fluxos organizados de encaminhamento.

Publicidade

“São mais de 3 mil profissionais que iniciam suas atividades dentro do Mais Médicos, qualificando o atendimento na atenção primária e reduzindo o tempo de espera. Além disso, o programa também investe na formação e qualificação desses profissionais”, afirmou Felipe Proenço , secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde.

Critérios de distribuição

A alocação das vagas foi realizada com base no estudo Demografia Médica 2025 , produzido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a Associação Médica Brasileira (AMB). O levantamento aponta a proporção de médicos por habitante em diferentes regiões do país.

Prioritariamente, o Mais Médicos direciona os profissionais para áreas com menor densidade médica e maior vulnerabilidade social. Deste último lote, 75,1% das vagas foram destinadas a municípios de pequeno porte, 11,1% a municípios de médio porte e 13,8% a grandes centros urbanos.

Expansão nacional

Hoje, o Mais Médicos garante assistência a mais de 63 milhões de brasileiros , cobrindo 94% do território nacional . Com a meta de alcançar 28 mil profissionais , o programa já conta com 24,7 mil médicos em atividade, distribuídos em 4,2 mil municípios .

O fortalecimento da atenção primária é considerado essencial para melhorar o acesso ao sistema de saúde, prevenir doenças e evitar complicações que exigem atendimentos de maior complexidade.


Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Publicidade

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.