Oportunidades do concurso estão distribuídas entre nove regionais prisionais do estado
Atenção, concurseiro! Acaba de ser publicado o edital do concurso para a Polícia Penal de Goiás com 1.600 vagas para o cargo de policial penal. As oportunidades são para quem tem Nível Superior completo em qualquer área de formação e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior. A remuneração inicial é de R$ 5.971,42.
Para se inscrever, os candidatos devem acessar o site da IBFC, a banca organizadora, entre os dias 16 de julho e 14 de agosto e pagar taxa de R$ 150. Quem comprovar ter renda familiar igual ou menor do que dois salários mínimos tem direito a isenção, assim como os doadores de medula óssea, sangue e de leite materno. Para isso, devem entrar com solicitação até 5 de julho na página do IBFC. As provas serão aplicadas em 15 de setembro.
Das 1.600 vagas, 1.280 são destinadas a homens e 320 a mulheres. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, podendo incluir regime de plantão. As oportunidades estão distribuídas entre nove regionais prisionais nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Itaberaí, Luziânia, Caldas Novas, São Luís de Montes Belos, Rio Verde, Goianésia e Formosa.
A equipe do Gran Concursos analisou o edital e traz informações pertinentes. A prova discursiva terá pontuação máxima de dez pontos com questão relacionada à Execução Penal. A prova objetiva, por sua vez, será composta por 80 questões e, para ser aprovado, o candidato precisa atingir pelo menos 45 pontos, com um mínimo de 6 pontos na prova de conhecimentos gerais e 37,5 pontos na prova de conhecimentos específicos.
As disciplinas de conhecimentos gerais (30 questões) incluem Língua Portuguesa, Realidade Étnica, Social, Histórica, Geográfica, Cultural, Política e Econômica do Estado de Goiás, Raciocínio Lógico, Ética no Serviço Público e Noções de Informática. Já os conhecimentos específicos (50 questões) abrangem Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direitos Humanos, Legislação Específica e Legislação Penal Extravagante.
Composto por oito etapas no total, o concurso ainda submeterá os candidatos aprovados nessas duas primeiras fases a Avaliação por Equipe Multiprofissional, Avaliação Médica, Avaliação de Aptidão Física, Avaliação Psicológica, Avaliação da Vida Pregressa e Investigação Social e Avaliação de Títulos.
Os convocados para o Testes de Aptidão Física, de caráter eliminatório, farão barra fixa, abdominal e flexão, recebendo pontuação de acordo com o número de repetições feitas dentro do período de 1 minuto, além de corrida. Quem percorrer em 12 minutos ao menos 2.801 metros ganha nota máxima em sistema que atribui pontos a partir dos 2.201 pontos cumpridos.
Fato Novo com informações: Gran Cursos