Conecte-se conosco

Distrito Federal

Estoque de sangue O negativo está em nível crítico no DF, alerta GSH Banco de Sangue

Publicado

em

A instituição reforça a importância do tipo sanguíneo, conhecido como “doador universal”, para emergências e procedimentos médicos essenciais. O local reforça o apelo para que a população doe

O GSH Banco de Sangue de Brasília emitiu um alerta sobre a queda no número de doadores, o que levou o estoque de sangue do tipo O negativo a um nível crítico. A instituição está pedindo a mobilização da população para que a falta do tipo sanguíneo não comprometa o atendimento a emergências e procedimentos médicos essenciais na capital.

Segundo a coordenadora regional de captação do GSH, Ana Luiza Araújo, o apoio da população é fundamental para garantir que o sangue chegue a quem mais precisa. O sangue do tipo O negativo é considerado o “doador universal”, pois pode ser transfundido em pacientes de qualquer tipo sanguíneo em situações de emergência, como acidentes graves, cirurgias urgentes e tratamentos de doenças crônicas, como o câncer. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda sua utilização para recém-nascidos de até 4 meses que precisem de transfusão.

Pré-requisitos e como doar

Embora o foco do alerta seja no tipo O negativo, o GSH Banco de Sangue ressalta que todos os tipos sanguíneos são necessários. Para doar, basta ir à unidade, que fica no SGAS 915, na Asa Sul, ou agendar previamente. O atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 12h30. O endereço é SGAS 915 – Asa Sul – 2º subsolo do Centro Clínico Advance I (próximo ao DF Star). O local oferece estacionamento gratuito para os doadores.

Para doar sangue, é necessário atender a alguns pré-requisitos, como:

  • Apresentar um documento oficial com foto.
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e a presença do responsável).
  • Estar em boas condições de saúde.
  • Pesar a partir de 50 kg e ter dormido ao menos 6 horas.
  • Não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e evitar alimentos gordurosos antes da doação.

Outros fatores que podem impedir a doação incluem ter feito tatuagem ou piercing recentemente, ter tido Doença de Chagas ou infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), ou ter apresentado sintomas de gripe ou resfriado nos últimos sete dias. Em caso de dúvidas, o doador pode ligar para os telefones: (61) 3011-7531 e (61) 9632 3648.


Com informações: GSH Banco de Sangue de Brasília

Publicidade

Continue Lendo
Publicidade

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.