Alunas de Santa Maria participaram de iniciativa que aproxima a comunidade da Justiça. A ação faz parte de um programa educacional que busca fortalecer laços entre o Judiciário e a sociedade, promovendo conhecimento e cidadania.
Nesta sexta-feira, 12 de setembro de 2025, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) sediou a oitava edição do Programa Conhecendo a Justiça do DF. A iniciativa recebeu 75 alunas do 6º e 7º anos do Internato Vila das Crianças, de Santa Maria, com o objetivo de aproximar o Poder Judiciário dos estudantes e promover a conscientização sobre direitos e deveres na sociedade.
A visita começou com as alunas sendo recebidas por servidores do Tribunal, onde puderam lanchar e receber as orientações sobre a programação. O primeiro local a ser visitado foi o Auditório Sepúlveda Pertence.
Em seguida, o grupo foi ao Tribunal do Júri do Fórum de Brasília, onde a juíza Ana Claudia Loiola de Morais, da 1ª Vara Criminal de Brasília, explicou o papel do magistrado e o funcionamento do sistema judicial. “Fico muito satisfeita de participar desse programa, pois tenho a oportunidade de mostrar para as crianças e adolescentes o que é o Tribunal, para que serve, e como conseguimos fazer nosso trabalho, ajudando a sociedade, prestando serviço para a população do Distrito Federal”, declarou a magistrada.
Durante a visita, as estudantes participaram de uma simulação de audiência de conciliação, assumindo os papéis de personagens em um conflito, para entender como a resolução de disputas ocorre na prática. A participação ativa teve um impacto positivo nas alunas, com uma delas afirmando que a experiência a ajudou no aprendizado sobre o direito, área que pretende seguir no futuro. Outra estudante ressaltou que a visita a incentivou a “aprender mais sobre o direito, sobre nossos direitos e nos incentiva também a ser um juiz ou juíza.”
Além das atividades no Fórum, as alunas foram divididas em grupos para conhecer outros espaços do TJDFT. Elas visitaram o Laboratório de Inovação Aurora, onde participaram de dinâmicas interativas, e o Memorial do TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, que abriga obras de arte e itens históricos do Tribunal.
O programa, lançado em 11 de abril, é uma parceria entre o TJDFT, por meio da Escola de Formação Judiciária Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro (EjuDFT), e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Ele é dividido em duas fases: a primeira com a visita dos alunos ao Tribunal, e a segunda, onde magistrados visitam as escolas para dar continuidade ao aprendizado.
A iniciativa visa fortalecer a relação entre a Justiça, a educação e a sociedade, oferecendo uma experiência prática e educativa para os jovens. Escolas da rede pública e particular do Distrito Federal interessadas em participar podem agendar a visita através de um formulário online.
Com informações: TJDFT
temp mail plus
15/09/2025 at 22:36
hiI like your writing so much share we be in contact more approximately your article on AOL I need a specialist in this area to resolve my problem Maybe that is you Looking ahead to see you