Conecte-se conosco

Brasil

Famílias são removidas em Brumadinho para evitar nova tragédia com barragem

Publicado

em

ANM emite alerta de emergência para barragem BA1; dez famílias deixam área de risco em Minas Gerais

O município de Brumadinho, em Minas Gerais, voltou a figurar entre os que temem situações de emergência causadas por barragens de mineração. De acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM), dez famílias foram removidas de área considerada perigosa segundo o plano de cuidados da Barragem BA1, que atende a uma mina da empresa Emicon Mineração e Terraplanagem Limitada.

Reclassificação e medidas preventivas

A estrutura, anteriormente classificada como Risco Emergencial 1, foi reclassificada pela agência em concordância com o Ministério Público Federal, o Ministério Público de Minas Gerais, a Defensoria Pública estadual, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) e a prefeitura.

Segundo a ANM, foram encontradas condições de estabilidade marginal na estrutura da barragem, mas estudos conduzidos por auditores e projetistas indicam que os resultados obtidos não podem ser considerados conclusivos devido à insuficiência nas investigações geotécnicas. A agência informou que será contratada uma empresa independente para nova análise.

A elevação do nível de emergência de Nível 1 para Nível 2 foi adotada como “medida preventiva” para resguardar a vida das pessoas que ocupam a Zona de Autossalvamento. As avaliações descartaram risco iminente de rompimento, o que permitirá uma evacuação planejada.

Características da barragem

No sistema de pesquisa georreferenciada da ANM, a barragem aparece como de risco elevado e de risco potencial elevado. O volume atual do reservatório é de 914.500,00 metros cúbicos (m³) distribuídos em área de altura máxima de 37 metros.

É importante ressaltar que esta área não faz parte do complexo de mineração no qual uma barragem de rejeitos rompeu-se em 2019, deixando 270 mortos e atingindo o Rio Paraopeba.

Publicidade

Contexto estadual e nacional

Segundo o boletim mensal do Grupo Educação, Mineração e Território da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em junho de 2025, o estado de Minas Gerais tinha 24 barragens com nível de alerta ou emergência acionados, com um total de 1 milhão de metros cúbicos de rejeitos.

Minas Gerais possui ainda 77 barragens em níveis de emergência, sendo:

  • 69 em Nível 1 (incluindo a BA-1)
  • 7 em Nível de Emergência 2
  • 2 em Nível de Emergência 3 (risco de colapso): Serra Azul (ArcellorMittal/Itatiaiuçu) e Forquilha III (Vale/Ouro Preto)

No Brasil, são 97 barragens com Nível de Alerta (NA) ou Nível de Emergência (NE) em condições que indicam risco potencial de dano. Minas Gerais lidera com 33 barragens nessa situação, seguido por Mato Grosso (19), São Paulo (10), Amapá (7) e Bahia (7).

Das 97 barragens com destaque para nível de alerta ou emergência, 55 têm potencial alto de dano.


Com informações: Revista Fórum

Continue Lendo
Publicidade

2 Comentários

1 comentário

  1. b"asta binance h"anvisningskod

    04/09/2025 at 10:49

    Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me? https://www.binance.info/ES_la/register-person?ref=T7KCZASX

  2. www.binance.com注册

    28/09/2025 at 11:57

    Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.