Conecte-se conosco

Nerd

Franquia ‘Super Sentai’ chega ao fim com a atual série, afirma imprensa japonesa

Publicado

em

Segundo algumas fontes, custos de produção se tornaram injustificáveis após 50 anos ininterruptos na TV.

Após 50 anos de produção ininterrupta, Super Sentai chega ao fim com a série Gozyuger, atualmente em exibição. Ao menos é o que garante a página de notas curtas Kyodo, repercutida pelo portal Oricon (veículo bastante tradicional). Até o momento, não há um pronunciamento oficial por parte da produtora Toei Company ou da emissora no Japão, a TV Asahi.

Segunda a nota, pessoas envolvidas com a marca teriam sido ouvidas, garantindo o término. Posteriormente, o site Livedoor divulgou uma fonte que afirma que o motivo do cancelamento se devia ao “custo de produção injustificado”.

A queda anual de faturamento de Super Sentai não é uma novidade. Desde o rompimento da Hasbro, atual responsável pelos Power Rangers (séries adaptadas a partir de Super Sentai), com a franquia, observou-se uma queda brusca na venda de produtos. Em 2024, Kazuhiro Takenaka, presidente da fabricante de brinquedos Bandai (principal patrocinadora de Super Sentai), já havia declarado que uma mudança de estratégia precisava ser feita, já que a popularidade junto às crianças já não era mais a mesma.

Já o perfil Ranger Board, tradicional página sobre tokusatsu em inglês, vai por uma linha um pouco menos alarmista. Ele afirma que a informação sobre o fim de Super Sentai em Gozyuger é real, já era sabida há algum tempo, mas que se trata mais de uma “reformulação”. O cancelamento, segundo a página, se daria para que o formato voltasse com outro nome e uma nova cara. De certa forma, isso faz crer que os produtores buscam uma nova marca, sem as amarras da Hasbro (cujo contrato confuso para ambas as partes limitaria a exportação do Super Sentai), para que seja explorado mundialmente como Kamen Rider vem sendo desde recentemente.

Ainda que a confirmação não tenha sido feita pela Toei ou pela Bandai, a notícia repercute bastante nas redes sociais japonesas. Muitos atores que participaram das séries fizeram declarações, em geral lamentando o fim desse ciclo.

A franquia tokusatsu mais longa sem pausas

Divulgação/Toei

O embrião do Super Sentai começa na TV japonesa a partir de abril de 1975, com o lançamento de Himitsu Sentai Gorenger. O sucesso do esquadrão de heróis coloridos, produzido pela Toei junto a Shotaro Ishinomori, rendeu 84 episódios até março de 1977, sendo sucedido por outro esquadrão, o JAKQ Dengekitai.

Publicidade

Em 1979, estreia Battle Fever J, incluindo o robô gigante tripulável, definindo o modelo básico seguindo até os dias de hoje, com um novo esquadrão todo ano, nascendo de fato a franquia Super Sentai. Anos mais tarde, Gorenger e JAKQ foram agrupados dentro desse mesmo guarda-chuva.

Em 1993, o Super Sentai conquista de vez o mundo através de Mighty Morphin Power Rangers, série americana que reutilizava cenas de Zyuranger, o esquadrão colorido de 1992. Os saltadores da Alameda dos Anjos foram um fenômeno que derivou em um franquia própria que também se estende até hoje.

Diferentemente de outras grandes franquias do tokusatsu, como Ultraman e Kamen Rider, Super Sentai jamais teve uma pausa na produção das séries para TV, o que faz o seu fim, se confirmado, um grande momento para o gênero.

No Brasil, oficialmente só vimos quatro séries Super Sentai: Changeman, Flashman, Maskman e Goggle Five. Todas estrearam por aqui antes de Power Rangers existir.


Com Informações de: JBOX

Continue Lendo
Publicidade

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.