Conecte-se conosco

Distrito Federal

Gabriel Magno comemora tombamento federal da Pedra Fundamental da Capital, em Planaltina

Publicado

em

O Conselho Consultivo do Iphan votou pelo reconhecimento do monumento, que é a última etapa para integrá-lo ao rol de Patrimônios Culturais Brasileiros. A Pedra Fundamental foi erguida em 1922 em celebração ao Centenário da Independência

O deputado distrital Gabriel Magno (PT), presidente da Comissão de Cultura da Câmara Legislativa do DF (CLDF), celebrou o tombamento federal da Pedra Fundamental da Capital, monumento histórico localizado em Planaltina.

O Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) votou pelo reconhecimento do bem, que agora está na última etapa para ser oficialmente integrado ao rol de Patrimônios Culturais Brasileiros.

“Parabenizo o Iphan e todos e todos de Planaltina, grandes lutadores da cultura da nossa cidade”, destacou Magno.

O Valor Histórico da Pedra Fundamental

A Pedra Fundamental foi erguida em 1922, durante as celebrações do Centenário da Independência do Brasil, no local que havia sido delimitado pela Missão Cruls (1892) para a futura capital do país.

O conselheiro e relator do parecer, Cristovam Buarque, enfatizou que o monumento possui um profundo valor simbólico e histórico:

“Ao analisar a Pedra Fundamental de Planaltina, é possível compreender que seu valor ultrapassa a dimensão material do monumento. Ele está enraizado em uma narrativa que conecta passado, presente e futuro: da Missão Cruls de 1892, passando pelo marco de 1922, até a fundação de Brasília em 1960 e sua permanência como referência simbólica para a comunidade local.”


Fonte: Daniela Reis (Agência CLDF)

 

Publicidade

 

Publicidade


Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.