Conecte-se conosco

Distrito Federal

GDF inicia etapa de recuperação do asfalto no Lago Norte

Publicado

em

Obras na Estrada Parque Península Norte contemplam mais de 33 mil m² de pavimentação e devem beneficiar cerca de 30 mil motoristas diariamente

O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou, nesta semana, uma nova etapa da recuperação da Estrada Parque Península Norte (DF-009), via que conecta o Eixo Rodoviário Norte (BR-450) ao Lago Norte. O investimento nesta fase é de R$ 2.266.497,19, contemplando mais de 33 mil m² de pavimentação. A obra está sob responsabilidade da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF).

O trabalho inclui fresagem, recomposição, recapeamento e sinalização horizontal, com pintura de faixas e zebrados. O processo envolve a retirada da antiga camada de asfalto, o preparo da pista e a aplicação da nova massa asfáltica, além da pintura das faixas de tráfego.

Para reduzir transtornos, os serviços são executados por etapas, com revezamento das faixas em obras. A primeira parte já foi concluída entre o supermercado Pão de Açúcar e o retorno em frente ao shopping Iguatemi.

Segundo o administrador do Lago Norte, Marcelo Ferreira, o valor total previsto para todas as fases da recuperação é de aproximadamente R$ 14 milhões. “Essa é uma antiga demanda da comunidade: asfalto de qualidade. Isso traz segurança para o morador, principalmente no período chuvoso”, afirma.

O secretário-executivo de Obras e Infraestrutura, Erinaldo Sales, explica que a decisão do GDF foi substituir ações emergenciais por uma intervenção definitiva. “A via apresentava desgaste estrutural. Para evitar gastos com medidas paliativas, como tapa-buracos, optamos por promover a recuperação completa, com fresagem em vários pontos e recapeamento em toda a extensão”, diz.

A comunidade tem acompanhado a execução e comemorado o avanço. Morador do Lago Norte há 35 anos, o aposentado Caetano Rê destaca a diferença do novo método. “Já estava passando da hora. Parece que estão fazendo um trabalho mais correto, retirando primeiro as partes frágeis para depois recapear. Vai ficar muito bom, o carro agradece”, comenta.

Publicidade

O servidor público Eduardo de Oliveira Ramos, residente no bairro há uma década, também vê a obra como um marco. “É a primeira vez que presencio uma intervenção desse porte na região. Acho acertadíssimo. Mesmo que fique mais caro, é importante que seja algo definitivo. Essa é a solução”, avalia.


Com informações da Agência Brasília / Jornal de Brasília

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.