Entre os dias 22 e 26 de junho, uma comitiva da Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec), participou de uma série de eventos nacionais e internacionais voltados à saúde e ao bem-estar no ambiente de trabalho, em Porto Alegre (RS). A equipe integrou o 25º Congresso de Estresse da ISMA-BR (International Stress Management Association), o 27º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, o 17º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública, o 17º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público e o 19º Curso de Gerenciamento de Estresse com certificação internacional.
Reconhecido como um dos principais eventos do país nessa área, o congresso reuniu mais de 400 participantes de diversas regiões do Brasil. Durante os encontros, especialistas, mestres e doutores debateram temas como políticas de bem-estar, estresse ocupacional e suas consequências, estratégias para o enfrentamento do burnout, assédio no trabalho, saúde mental no setor público e determinantes sociais da saúde.
De acordo com o secretário-executivo da Sequali, Epitácio Júnior, a participação no congresso é parte de uma estratégia maior de aprimoramento das políticas de qualidade de vida do Governo do Distrito Federal. “Estar presente em um evento dessa magnitude é uma oportunidade para alinhar nossos projetos às tendências mais atuais e às melhores práticas em saúde ocupacional. A troca de experiências com especialistas e gestores de todo o Brasil nos inspira a aprimorar as iniciativas da Sequali, onde o cuidado com o servidor é prioridade para o GDF”, afirmou.
Para a subsecretária de Valorização do Servidor, Tânia Monteiro, a presença do DF no evento reforça o compromisso do governo com o bem-estar dos profissionais que atuam no serviço público. “A presença no congresso reforça o compromisso da Secretaria de Economia com a valorização do servidor público, por meio de ações que promovem saúde física, mental, emocional e social no ambiente de trabalho. Os aprendizados adquiridos durante o evento serão incorporados aos programas e projetos em desenvolvimento pela Sequali, ampliando o impacto positivo junto aos servidores do Distrito Federal’’, destacou.
Representando a Vice-Governadoria do DF, a servidora Kíssila Nicolai também participou das atividades e ressaltou a importância do evento para o aprimoramento da gestão de pessoas. “Participar do congresso foi uma experiência enriquecedora. Além de atualizar nossos conhecimentos, tivemos acesso a debates e pesquisas científicas que reforçam a importância de capacitar continuamente os profissionais. Também saímos ainda mais conscientes sobre como identificar os elementos essenciais para o sucesso de programas de bem-estar e saúde no serviço público”, avaliou.
Os conhecimentos adquiridos serão aplicados nas políticas públicas voltadas aos servidores do GDF, com foco na prevenção de doenças ocupacionais, promoção da saúde mental e criação de ambientes de trabalho mais saudáveis, equilibrados e produtivos.
Com informações da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) / Jornal de Brasília