Conecte-se conosco

Brasil

Governo autoriza Forças Armadas a atuarem na segurança da COP30 e Cúpula do Clima em Belém

Publicado

em

Exército, Marinha e Aeronáutica participarão de ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) até 23 de novembro. A medida visa proteger instalações críticas em Belém, Altamira (Belo Monte) e Tucuruí, além das vias e perímetros de segurança da Conferência

O Governo Federal autorizou a atuação das Forças Armadas na segurança da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém, no Pará, entre 10 e 21 de novembro.

Os efetivos da Aeronáutica, Exército e Marinha participarão de ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), conforme previsto no Plano Estratégico Integrado de Segurança. O decreto nº 12.704, publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (3), estabelece que as ações militares ocorrerão até 23 de novembro.

🛡️ Locais de Atuação da GLO

As operações de segurança, em articulação com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, abrangerão a Cúpula de Líderes (dias 6 e 7 de novembro) e as seguintes instalações de infraestrutura crítica:

  • Belém: Perímetro externo de segurança do Parque da Cidade (local da COP30), Aeroporto Internacional Val-de-Cans, Portos (Outeiro, Belém e Miramar), Subestações de Energia (Guamá, Miramar Equatorial e Miramar Eletronorte), Estação de Tratamento de Água Bolonha, e vias e acessos fluviais utilizados por autoridades e comitivas.
  • Altamira: Usina Hidrelétrica de Belo Monte (UHE Belo Monte), incluindo seu perímetro externo.
  • Tucuruí: Usina Hidrelétrica de Tucuruí (UHE Tucuruí), incluindo seu perímetro externo.

A COP30 é considerada o maior evento global sobre mudanças climáticas. Mais de 170 delegações estrangeiras confirmaram presença, e ao menos 143 líderes e chefes de Estado são aguardados para a Cúpula do Clima.


Com informações: Agência Brasil

Publicidade

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.