Conecte-se conosco

Brasil

Governo investirá R$ 15 bi no incentivo à leitura em 5 anos, destaca Fabiano Piúba

Publicado

em

Secretário do Ministério da Cultura afirma que iniciativa visa reverter índice de 53% de não leitores no Brasil

Os programas do governo federal para incentivo à escrita e leitura são a concretização de uma promessa de campanha do presidente Lula que dizia “mais livros e bibliotecas, menos armas e clubes de tiro“. Duas grandes iniciativas a serem implantadas em breve são a retomada dos projetos de arte e cultura nas escolas de tempo integral em todo o país e a reabertura das mil bibliotecas fechadas nos últimos anos.

E temos um grande desafio que é a construção do novo Plano Nacional de Livro e Leitura no âmbito do Plano Nacional de Educação e do Plano Nacional de Cultura, com metas para os próximos 10 anos“, anunciou o secretário de Formação Artística e Cultural do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba, em entrevista ao programa Café PT, da TvPT.

Investimento e objetivos

Com investimentos de mais de R$ 15 bilhões nos próximos cinco anos, Piúba afirmou que o governo quer reverter os recentes índices que mostram que, pela primeira vez, o número de não leitores, 53%, superou o total de leitores no Brasil, 47%. Para isso, está em curso um processo de parceria com estados e municípios para reabrir as bibliotecas.

Tivemos um governo autoritário que criminalizou a cultura, os artistas e os trabalhadores e trabalhadoras da cultura as artes. Isso se traduziu na ausência das políticas culturais no governo anterior e daí percebemos o prejuízo na política nacional de leitura e escrita“, afirmou o secretário.

Histórico e perspectivas

Em seu primeiro governo, o presidente Lula conseguiu zerar o número de municípios sem biblioteca. “Nos governos do presidente Lula e da presidenta Dilma não havia um município sequer que não tivesse biblioteca. Em parceria com os governos estaduais e municipais conseguimos zerar esse déficit. Com a extinção do Ministério da Cultura, com a pandemia e com o pandemônio, foram fechadas muitas bibliotecas“, lamentou.

Todas essas ações se dão no âmbito das políticas nacionais de direito à escrita e leitura que constam na lei que o presidente Lula regulamentou em 2024 instituindo a Política Nacional de Leitura. Para a elaboração do Plano Nacional do Livro e Leitura o governo abriu consulta pública com prazo até 8 de agosto, acessível em www.gov.br/participamaisbrasil .

Publicidade

Educação e cidadania

Piúba detalhou a rede dos planos nacionais de livro e leitura e a construção dos planos nacionais de leitura e escrita, instrumentos fundamentais para que o Brasil melhore os índices da educação básica. “A leitura tem um papel fundamental na educação básica e fomenta e promove cidadania no mercado editorial brasileiro, que é um dos maiores do mundo“.

O projeto arte e cultura nas escolas em tempo integral terá disciplinas ministradas por artistas, agentes culturais, companhias, coletivos e mestres da cultura dentro das escolas. “Quanto maior é a presença da arte e da cultura na formação e no processo de ensino aprendizagem dos nossos estudantes, maior também é a compreensão e a consciência do exercício do direito à cultura“.

Nação de leitores

Piúba destacou que o acesso ao livro não é suficiente e é preciso ter estratégias, programas e ações voltadas para o fomento da leitura e a formação de leitores ao mesmo tempo que é necessário ter ações contínuas de valorização do livro e da leitura.

Política pública não se conjuga na primeira pessoa. Ela é uma construção social e coletiva, sobretudo com a sociedade. Nosso objetivo é a construção de uma nação de leitores autônomos e livres“, ressaltou, ao afirmar que os cidadãos podem informar à sua secretaria se em seus municípios há bibliotecas fechadas. “A gente vai se articular para reabertura“, garantiu.


Com informações: PT

Publicidade

Continue Lendo
Publicidade

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.