Conecte-se conosco

Brasil

Governo Lula consegue neutralizar ataques das redes e da mídia liberal, mostra pesquisa

Publicado

em

Melhora percepção sobre inflação, economia e ações tomadas pelo governo, ainda pouco conhecidas. No entanto, mídia liberal se une ao bolsonarismo e antecipa eleições de 2026 com ataques a Lula

Pesquisa Genial/Quaest divulgada na última quarta-feira (4) mostra que o governo Lula conseguiu neutralizar os ataques das redes da ultradireita bolsonarista e da mídia liberal, mas ainda não conseguiu reverter na taxa de aprovação do presidente.

Segundo o estudo, entre março e maio, houve uma pequena oscilação, de um ponto, na desaprovação, que foi 56% para 57%, e na aprovação, de 41% para 40%, dentro da margem de erro, de 2 pontos para mais ou para menos.

A Quaest revela que esse estancamento da queda da popularidade é resultado da política de comunicação do governo Lula diante da antecipação da disputa eleitoral de 2026, com os crescentes ataques de ódio e mentiras da ultradireita bolsonarista nas redes que ecoam e fazem uma parceria velada com a mídia liberal, que busca impulsionar a terceira via com a “direita sem Bolsonaro”, atacando o presidente e flertando com o governador paulista, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos).

A aliança contra Lula é refletida nas pulverização crescente de notícias negativas ao governo. Entre os entrevistados, 50% dizem ver mais notícias negativas do que positivas, 28% dizem não ver informações e apenas 19% afirmam que as notícias são mais positivas.

A narrativa eleitoreira fica evidente quando o assunto é a fraude no INSS, que teve início no governo Michel Temer (MDB), foi escancarada na gestão Jair Bolsonaro (PL) e só investigada no governo Lula.

A narrativa do bolsonarismo e da mídia liberal é refletida pela pesquisa, que mostra que 31% dos entrevistados dizem que o governo Lula foi o “principal responsável pelo desvio de dinheiro do INSS”. O governo Bolsonaro é citado por apenas 8%.

Publicidade

Na pauta econômica, o governo Lula teve uma grande reversão do quadro nos últimos dois meses. A percepção de que a economia “piorou”, por exemplo, caiu de 56% para 48%, enquanto a melhor é vista por 18% (eram 16%) e “ficou do mesmo jeito” por 30% (eram 26%).

O enfrentamento à inflação, que vinha liderando as preocupações, também caiu com a redução de 88% para 79% a percepção de que os preços subiram no último mês.

Queda semelhante foi registrada na percepção do preço da gasolina. Em março 70% diziam que subiu, índice que caiu para 54%.

Por fim, os brasileiros estão percebendo uma melhora na qualidade de vida no governo Lula, índice que subiu de 30% para 33%, enquanto a “piora” foi de 39% para 35% – 31% dizem que ficou igual (eram 30%).

Ações do governo são aprovadas, mas pouco vistas

A Quaest ainda mostra que as principais propostas do governo Lula e do campo progressista têm ampla aprovação pela população. No entanto, o bloqueio da mídia liberal, que esconde ou distorce informações sobre as ações – omitindo, por exemplo, o autor -, faz com que a maioria das pessoas sequer fiquem sabendo.

Benefícios e isenções para motoristas de aplicativos e linha de crédito para reforma do Minha Casa Minha Vida, por exemplo, são apoiados por 88% das pessoas que souberam do programa. No entanto, em relação aos apps apenas 32% dizem que “ouviu falar”, e da reforma da Minha Casa Minha Vida, 40%.

Outros exemplos são a troca de dívidas de hospitais privados por atendimento no SUS, aprovado por 85% e conhecido apenas por 25% dos entrevistados, e o programa de Telemedicina do SUS, aprovado por 82% e conhecido apenas por 34% da população.

Publicidade

A pesquisa ouviu 2.004 eleitores brasileiros entre os dias 29 de maio e 1º de junho. O índice de confiança é de 95%.

Leia a íntegra.


Fonte: Revista Fórum

Continue Lendo
Publicidade

1 comentário

1 comentário

  1. Küçükyalı su kaçak tespiti

    08/06/2025 at 17:53

    Küçükyalı su kaçak tespiti Kuruçeşme su kaçağı tespiti: Kuruçeşme’de su sızıntılarını hızlıca tespit ediyoruz. http://siddika-ates-photography.com/author/kacak/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Notícias e informações.