Equipe da área possui 45 integrantes, entre dentistas, residentes, técnicos em saúde bucal e administrativos
Nesta quarta-feira (7), o Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) recebeu a visita do deputado distrital Fábio Félix. O intuito foi conhecer um pouco mais do serviço, tendo em vista que é referência no atendimento de pacientes com autismo e outras deficiências.
O parlamentar conversou com as equipes de odontologia para entender a dinâmica e como funciona, na prática, o fluxo desde a regulação até o atendimento final na unidade hospitalar. “Há muito tempo, a gente já tinha convidado o deputado Fábio Félix para conhecer o nosso trabalho. O que motivou ele a conhecer o serviço foi principalmente o trabalho que temos na odontologia com os pacientes especiais, ou seja, com aqueles com síndromes ou transtorno do espectro autista”, explica a chefe do Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial, Érika Maurienn.
Ela também apresentou o trabalho realizado pela equipe de cirurgia bucomaxilofacial, que realiza as operações ortognáticas e o trabalho de ortodontia. “O que nos deixou muito felizes foi saber que outras pessoas falaram do nosso serviço, inclusive pacientes que passaram por nós. Foi uma honra poder apresentar o serviço para um deputado que tem a frente parlamentar voltada para tantas lutas importantes para a sociedade”, destaca Érika.
Atualmente, toda a equipe de odontologia e cirurgia bucomaxilofacial possui 45 integrantes, entre dentistas, residentes, técnicos em saúde bucal e administrativos. Além disso, oferece residência em quatro áreas: cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial; multiprofissional em UTI; anomalias dentofaciais; e radiologia odontológica.
Fábio Félix diz que soube do serviço de Odontologia do HRSM por meio de recomendação de pacientes com autismo, que têm grande confiança na qualidade do atendimento.
“É essencial que esse serviço seja fortalecido, com mais investimentos em modernização e ampliação. Estou à disposição para colaborar com esse processo. Um dos grandes desafios atualmente é garantir atendimento adequado nessa área para toda a população.”
O dentista Diego Sindeaux Figueira, do ambulatório PcD do HRSM, destacou a importância de um atendimento de qualidade e sobre a construção do trabalho feito dentro do hospital em parceria com as demais áreas, equipe multidisciplinar, além de setores como recepção, centro cirúrgico e anestesistas.
“Todo o trabalho que temos hoje com os autistas no atendimento odontológico em Santa Maria foi construído na tentativa e erro, na observação dos paciente, na conversa com a família e principalmente com calma, um passo de cada vez. Aqui aprendemos a respeitar a individualidade de cada um deles e saber até onde podemos e conseguimos ir.”
Serviços no HRSM