Conecte-se conosco

Brasil

Juízes da 1ª VIJ participam de encontro de acolhidos no Park Way

Publicado

em

Juízes da 1ª VIJ participam de encontro de acolhidos no Park Way

Evento no Distrito Federal reúne crianças e adolescentes em situação de acolhimento para atividades de integração e bem-estar

O juiz Evandro de Amorim, titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude (1ª VIJ) e coordenador da Justiça Infantojuvenil do Distrito Federal, e o juiz substituto Redivaldo Barbosa participaram no último sábado (19/7) do 3º Encontro de Acolhidos do DF: Transformando Sentimentos .

Atividades promovem bem-estar e integração

O evento foi organizado pelas Obras Sociais do Centro Espírita Irmão Áureo – O Lar de Eurípedes, com apoio de instituições e órgãos de proteção à criança e ao adolescente. Realizado no espaço Unipaz DF, na Granja do Ipê, no Park Way/DF, o encontro contou com atividades lúdicas como contação de histórias, yoga, oficinas e rodas de conversa sobre diversos temas.

“O encontro representou um momento especial de escuta empática de crianças e adolescentes que estão em situação de acolhimento, na expectativa de reintegração familiar ou adoção. O foco nos sentimentos buscou promover a autoestima, o autocuidado e renovar a esperança dos acolhidos no futuro”, comentou o juiz Evandro de Amorim.

Enfoque nos direitos garantidos pelo ECA

Baseado nas normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/90), que assegura direitos como dignidade, convivência familiar e comunitária, educação, cultura e profissionalização, o evento teve como objetivo fortalecer a autoestima e a projeção de futuro das crianças e adolescentes em acolhimento institucional.

Ao longo do mês, foram desenvolvidas atividades lúdicas, reflexivas e práticas online, culminando no encontro presencial com oficinas terapêuticas, artísticas e de valorização pessoal.

“Foi um encontro leve, mas cheio de significado: na tranquilidade da natureza, sorrisos brotaram, vínculos floresceram, reflexões foram abundantes e as crianças e adolescentes acolhidos puderam, por um instante, apenas ser felizes”, compartilhou o juiz Redivaldo Barbosa.

Publicidade

Abordagem de temas relevantes

As crianças e adolescentes participaram de ações de autocuidado físico e emocional, roda de conversa sobre higiene pessoal e saúde, alimentação saudável, meditação guiada e exercícios de respiração. Também foram abordados temas como tristeza e depressão, trabalho, estudo, atividade física e a importância dos tratamentos psicoterapêuticos.

Representantes da 1ª VIJ, do Conselho Tutelar, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), da Defensoria Pública e da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF) estiveram presentes para interagir com os participantes.


Com informações: TJDFT / CS

Continue Lendo
Publicidade

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.