Conecte-se conosco

Distrito Federal

Servidora do TJDFT lança livro sobre botulismo e sua recuperação

Publicado

em

O Memorial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) sediou o lançamento de “Botulismo: Um Risco Invisível à Vida”, obra da servidora Doralice Goes que relata sua luta contra a doença

O Memorial do TJDFT foi o cenário para o lançamento do livro “Botulismo: Um Risco Invisível à Vida“. A obra, de autoria da servidora e palestrante Doralice Goes, compartilha sua jornada de recuperação após contrair uma grave infecção pela toxina botulínica, resultado da ingestão de um alimento contaminado. O evento, que aconteceu em 5 de setembro, reuniu amigos, colegas de trabalho e membros da comunidade jurídica.

Entre 2020 e 2022, Doralice enfrentou 314 dias de internação em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em um estado de tetraplegia. O livro é um relato do processo de reaprender funções básicas como respirar, falar, alimentar-se e caminhar. Desde 2023, a autora tem se dedicado a palestras e eventos para conscientizar a população sobre a doença, realizando mais de 30 apresentações em indústrias e instituições.

capa do livro. fundo roxo e preto. palavra botulismo

Prevenção e cuidados com os alimentos

Além de seu relato pessoal, Doralice aborda a importância da prevenção, uma vez que a doença está ligada a alimentos mal conservados ou contaminados. O livro e as palestras reforçam a necessidade de atenção a detalhes que podem parecer pequenos, mas que são cruciais para a segurança alimentar.

A melhor forma de prevenção contra o botulismo está diretamente ligada aos cuidados no manuseio, preparo, armazenamento e consumo de alimentos. Algumas recomendações fundamentais incluem:

  • Evitar produtos em conserva que tenham embalagens danificadas, latas estufadas ou vidros embaçados.
  • Observar a aparência e o cheiro dos alimentos antes de consumi-los, buscando por qualquer alteração incomum.
  • Ferver alimentos enlatados ou conservas caseiras por pelo menos 15 minutos, pois as altas temperaturas ajudam a eliminar a toxina.
  • Manter a higiene rigorosa no preparo de conservas caseiras.
  • Evitar o consumo de mel por crianças menores de 1 ano, pois há risco de botulismo infantil.

A obra de Doralice Goes faz parte do calendário de lançamentos e exposições do Memorial do TJDFT para 2025, sendo uma das cinco obras selecionadas pela Comissão de Exposições e Mostras Temporárias. O lançamento destaca não apenas a superação pessoal da autora, mas também a relevância de compartilhar informações sobre um risco invisível, com o objetivo de salvar vidas. A presença de servidores do Tribunal no evento demonstra o apoio e o reconhecimento do trabalho de Doralice.


Com informações: TJDFT

Publicidade

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.