Conecte-se conosco

Brasil

Licença-Maternidade: Novas regras permitem extensão de 120 dias após alta médica

Publicado

em

A nova lei estende a licença-maternidade e o salário-maternidade por até 120 dias após a alta hospitalar da mãe ou do recém-nascido, o que ocorrer por último, em casos de internação prolongada (superior a duas semanas)

A Lei nº 15.222/2025, que altera a CLT e a Lei nº 8.213/1991, entrou em vigor, consolidando o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) e ampliando o período de licença-maternidade e do salário-maternidade em casos de internação prolongada da mãe ou do recém-nascido.

O que muda com a nova lei

A partir de agora, se a hospitalização por complicações relacionadas ao parto durar mais de duas semanas, o período de afastamento e o salário-maternidade poderão ser estendidos.

A regra estabelece que:

  • A licença-maternidade e o salário-maternidade poderão ser estendidos em até 120 dias após a alta médica da mãe ou da criança, o que ocorrer por último.
  • O salário-maternidade será pago durante todo o período de internação prolongada e continuará por mais 120 dias após a alta.

A alteração na legislação incorpora o entendimento firmado pelo STF em 2022 (ADIn 6.327), que já contava o período da licença a partir da alta hospitalar. Segundo o especialista em Direito do Trabalho Alessandro Vietri, a mudança trouxe mais segurança jurídica ao transformar a interpretação da Corte em norma jurídica escrita.

Impacto para Empresas e Procedimento

Especialistas alertam que o principal impacto para as empresas será o aumento do período em que a funcionária estará afastada, exigindo planejamento na substituição da empregada para garantir a continuidade das operações.

A prorrogação do benefício deve ser solicitada à central 135 do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). As empresas, geralmente, auxiliam as trabalhadoras nesse processo. Vale notar que a nova lei trata exclusivamente do benefício pago pelo INSS, não alterando políticas de licença-maternidade ampliada (como as de 180 dias) já adotadas por algumas empresas.


Com informações: Agência Brasil / Revista Fórum

Publicidade

Continue Lendo
Publicidade

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.