Conecte-se conosco

Brasil

Lula e Trump se reúnem na Malásia para iniciar negociação sobre tarifaço dos EUA

Publicado

em

Os presidentes de Brasil e Estados Unidos se encontraram à margem da 47ª Cúpula da Asean para discutir a taxação de 50% imposta por Washington a produtos brasileiros. Lula demonstrou otimismo, e Trump sinalizou a possibilidade de redução de algumas tarifas já na primeira conversa


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se encontraram na tarde deste domingo (26/10), em Kuala Lumpur, na Malásia. O diálogo ocorreu a portas fechadas, à margem da 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), e marcou o início da reaproximação entre os países e a negociação sobre o tarifaço imposto por Washington a produtos brasileiros.

O encontro, que durou cerca de uma hora, foi classificado como pragmático. Trump expressou otimismo na janela para a imprensa, afirmando que seria possível acordar a redução de algumas das tarifas logo nesta primeira conversa: “Acho que vamos conseguir fazer alguns acordos muito bons […] e eu acho que vamos acabar tendo um relacionamento muito bom”, disse. Lula, por sua vez, demonstrou pressa para iniciar as discussões, afirmando que não há motivo para desavenças entre os dois países.

Pautas em Negociação

A expectativa é que o diálogo seja o primeiro passo para reverter a taxação de 50% sobre produtos brasileiros. No radar das concessões, está o setor de carnes brasileiras, enquanto os norte-americanos devem priorizar a desregulação das big techs e a entrada no mercado brasileiro de etanol. Questões políticas também devem ser abordadas, como a tentativa dos EUA de afastar o Brasil da China.

O tarifaço foi imposto pela Casa Branca citando como motivos o que considera perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro e a tentativa de regulação das redes sociais. O Planalto acredita que a Casa Branca foi mal informada por aliados de Bolsonaro e busca “recolocar a verdade na mesa”.

A Malásia serviu como um “terreno neutro” para o encontro, já que tanto Brasil quanto Estados Unidos são convidados do bloco Asean. Na comitiva de Lula estão ministros como Alexandre Silveira (MME), Luciana Santos (MCTI) e Carlos Fávaro (Agricultura).


Com informações: Metrópoles / G1

Publicidade

 

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.