O presidente, que completa 80 anos em 27 de outubro, celebra o avanço em indicadores econômicos e sociais, como a saída do Brasil do mapa da fome da ONU. A TVT News rememora a trajetória do primeiro operário eleito presidente, do sindicalismo à maior votação da história do país


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebra seu 80º aniversário em 27 de outubro, em um momento de otimismo político, impulsionado pela melhora de indicadores econômicos e educacionais e pela saída do Brasil do mapa da fome da ONU. Tais resultados têm incentivado as especulações sobre sua candidatura a um quarto mandato nas próximas eleições, conforme apontam pesquisas recentes.

A data é celebrada pela TVT News com uma retrospectiva da trajetória do primeiro operário a chegar à Presidência.

Trajetória de Luta e Ascensão

Nascido em 27 de outubro de 1945 em Caetés (PE), Lula migrou com a mãe, Dona Lindu, para São Paulo aos sete anos. Em 1962, formou-se como torneiro mecânico pelo Senai, e um acidente de trabalho resultou na perda de seu dedo mínimo esquerdo, um símbolo de sua luta pela classe trabalhadora.

  • Sindicalismo e PT: Em 1975, foi eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, liderando greves históricas que ajudaram a enfraquecer a ditadura. Em 1980, fundou o Partido dos Trabalhadores (PT).
  • Vitória Presidencial (2002): Após três derrotas (1989, 1994 e 1998), Lula foi eleito pela primeira vez em 2002, aos 57 anos, com quase 53 milhões de votos. Emocionou-se ao receber o diploma, o primeiro de sua vida.
  • Legado Social e Econômico: Seus primeiros mandatos (2003-2010) foram marcados pela criação do Bolsa Família, pela geração recorde de empregos e pela entrada do Brasil no grupo de países com alto Índice de Desenvolvimento Humano. Em 2008, o Brasil recebeu o grau de investimento de agências de risco.
  • Terceiro Mandato (2023): Eleito pela terceira vez com a maior votação da história (mais de 60 milhões de votos) e com uma ampla frente democrática, Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto em 1º de janeiro de 2023, de mãos dadas com a diversidade do povo brasileiro.

Obcecado por Educação e o Reconhecimento Internacional

Lula, que não possui diploma universitário, é o presidente que mais criou universidades públicas e políticas educacionais transformadoras, como Prouni, Sisu e Pé-de-meia. Por sua dedicação à política social, ele é o brasileiro vivo que mais recebeu títulos de Doutor Honoris Causa (38), sendo reconhecido por universidades no Brasil e no mundo, como a Universidad de Salamanca (Espanha).

Seu estilo de diplomacia, marcado por gestos calorosos e construção de alianças para além do eixo Europa-EUA, solidificou a posição do Brasil no cenário internacional, rendendo, em 2024, um prêmio da fundação de Bill Gates em reconhecimento à luta contra a fome.


Com informações: TVT News

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui