Conecte-se conosco

Nerd

Morre Kazuyoshi Yamada, dublê de ‘Jaspion’, ‘Metalder’ e outras séries tokusatsu

Publicado

em

Veterano do grupo Japan Action Club tinha 66 anos e teve vasta carreira também como diretor de ação

Faleceu neste mês, no último dia 13, o ator e dublê de ação Kazuyoshi Yamada, aos 66 anos de idade. A notícia ganhou maior dimensão hoje (23) pelo pronunciamento de um colega do meio, Hiroshi Watari — conhecido por viver vários heróis do tokusatsu, como Sharivan e Spielvan.

Segue comentário em tradução livre:

“O ator Kazuyoshi Yamada, que interpretou Umibozu/Pyscholer em Detetive Espacial Sharivan, aparecendo em todos os episódios desde o primeiro, faleceu.

Ele foi meu veterano de primeira geração no Japan Action Club e, tanto na vida pessoal quanto no set de filmagens, me ensinou muitas coisas.

Pessoas próximas a mim estão partindo uma após a outra. É muito triste.

Rezo sinceramente por sua alma.”

Watari também compartilhou algumas fotos de bastidores, que trazem Yamada ao lado de colegas da época de filmagens do Japan Action Club (popular grupo de formação de dublês, criado pelo astro Sonny Chiba):

Publicidade

imagem: foto do grupo JAC

foto de kazuyoshi Yamada com hiroshi watari

Kazuyoshi Yamada (à direita), provavelmente em bastidor de ‘Sharivan’. | Foto: Reprodução/X (Hiroshi Watari)

imagem: foto do grupo JAC

Kazuyoshi Yamada (careca em destaque) junto aos membros do JAC. | Foto: Reprodução/X (Hiroshi Watari)

Segundo Velo Takeda, membro do grupo Dandy Shokai (comediantes que se apresentam em espetáculos teatrais relacionados à franquia Sakura Wars), o veterano do JAC morreu devido a um infarto no miocárdio. O artista lamentou a partida do colega, lembrando que ele trabalhou nas coreografias das lutas de espadas das primeiras peças de Sakura Wars (Sakura Taisen), além de atuar ao lado dele em vários programas infantis do Japão.

Hitomi Yoshioka, que viveu a Dra. Porter em Sharivan, também compartilhou algumas memórias com o ator (tradução livre):

“O senhor Kazuyoshi Yamada faleceu.

Mesmo escrevendo estas palavras, ainda não consigo acreditar.

Lembro-me com carinho de quando, durante uma filmagem em Okutama, havia um rio no caminho e, para que meus pés não se molhassem, ele me carregou nas costas — achei tão gentil da parte dele.

Na foto da reunião de ex-colegas de um evento [reprodução abaixo], Yamada-san aparece no canto superior esquerdo, tendo ido direto após o trabalho.

Ofereço minhas mais sinceras condolências.”

imagem: foto de Hitomi Yoshioka junto a vários atores e Kazuyoshi Yamada ao fundo

Foto de Hitomi Yoshioka junto a vários atores e Kazuyoshi Yamada (canto superior esquerdo). | Foto: Reprodução/X (Hitomi Yoshioka)

imagem: Foto de bastidores de sharivan

Kazuyoshi Yamada e Hitomi Yoshioka nos bastidores de Sharivan. | Foto: Reprodução/X (Hitomi Yoshioka)

Kazuyoshi Yamada trabalhou em dezenas de produções tokusatsu, do finzinho dos anos 1970 até meados dos anos 2010, principalmente em cenas de ação, seja como herói ou vilão. Seu trabalho mais conhecido por aqui não leva o seu rosto: ele era um dos dublês que vestia a armadura Metaltex do protagonista de O Fantástico Jaspion. Entre outros heróis vistos na TV brasileira, viveu também o Jiraiya nos 4 primeiros episódios da série (sendo substituído depois por Koji Matoba), o Spielvan e o Metalder, O Homem Máquina.

Publicidade

Entre outras aparições, ainda em Metalder foi o Gama Barlock e fez uma ponta como pessoa “comum” nos episódios 25 e 26 — uma história dupla com participação do JAC. No episódio 35 de Black Kamen Rider, também dá as caras como um delinquente juvenil. Goggle FiveSpace Cop (Gavan) e Shaider também tiveram contribuição de Yamada, assim como Policial de Aço Jiban, onde foi diretor de ação.

cenas de Yamada em Metalder

Kazuyoshi Yamada em cenas de ‘Metalder’, como Barlock e na participação de um episódio duplo. | Imagem: Reprodução/Toei

Indo um pouco mais adiante, em títulos que chegaram aqui via streaming, ele atuou na direção de ação em episódios de Kamen Rider Kuuga e Kamen Rider Agito. Um de seus últimos trabalhos creditados foi como assistente de efeitos especiais em Ghostland: Terra Sem Lei, filme de 2021 protagonizado por Nicolas Cage.

Deixamos aqui os nossos sentimentos.


Fontes: Hiroshi Watari (X), Hitomi Yoshioka (X), Velo Takeda (X) e JBOX

Continue Lendo
Publicidade

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade


Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.