Conecte-se conosco

Distrito Federal

MPDFT debate direitos e diversidade com adolescentes LGBTQIAPN+ no DF

Publicado

em

O MPDFT e o Nevesca mobilizam adolescentes LGBTQIAPN+ em debate sobre direitos e diversidade. O objetivo é ampliar a participação juvenil no monitoramento das políticas públicas e serviços no DF

O Núcleo de Enfrentamento à Violência e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Nevesca), vinculado ao MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios), promoveu a roda de conversa “Transcender pela adolescência” na última sexta-feira (26). A atividade, realizada em parceria com o Fórum da Diversidade Victória Jugnet, teve como foco mobilizar adolescentes LGBTQIAPN+ para participarem ativamente dos debates e atuarem no monitoramento das políticas públicas e serviços, garantindo que atendam às suas necessidades e especificidades.

Participaram do encontro jovens de diversas instituições, como Adolescentro, Casa de Ismael, Lar de São José e CAPSi. Durante a roda, os adolescentes compartilharam experiências, relataram situações de violação de direitos e diversidade e avaliaram o espaço de diálogo de forma positiva. Entre as sugestões levantadas pelos jovens, está a ampliação da divulgação do Fórum em escolas e serviços de acolhimento. Promotores de justiça do MPDFT aproveitaram o encontro para apresentar e reforçar os canais de denúncia disponíveis à população.

A promotora de justiça Luísa de Marillac, responsável pela organização, destacou a necessidade de avançar na perspectiva de garantia de direitos e dignidade, uma vez que o preconceito sofrido por crianças e adolescentes LGBTQIAPN+ — tanto no âmbito familiar e comunitário quanto nos serviços públicos — causa sofrimento e compromete seu desenvolvimento. O evento foi realizado no Distrito Drag, um coletivo que visa a produção cultural e a defesa dos Direitos Humanos da comunidade LGBTI+.


Com informações: MPDFT

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.