Conecte-se conosco

Saúde

Pesquisa revela que alimentação influencia na miopia em crianças

Publicado

em

Um estudo na China mostrou que o consumo de alimentos ricos em ômega 3, como peixes e nozes, pode reduzir o risco de miopia, enquanto gorduras saturadas e açúcar aumentam as chances da condição

Uma pesquisa publicada no British Journal of Ophthalmology aponta que a alimentação pode influenciar no desenvolvimento da miopia em crianças. O estudo, que acompanhou 1.005 crianças chinesas, de 6 a 8 anos, revelou que alimentos ricos em ômega 3 diminuem o risco de miopia, enquanto as gorduras saturadas presentes em ultraprocessados aumentam.

A miopia, que é a dificuldade de enxergar à distância, deve afetar 50% da população global até 2050, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Além do uso excessivo de telas, a dieta pode ser uma grande aliada na prevenção. O oftalmologista Leôncio Queiroz Neto explica que o ômega 3 melhora a saúde ocular desde a córnea até a retina. Ele melhora a qualidade da lágrima, afina o sangue para uma melhor circulação no globo ocular, e fortalece a esclera (parte branca do olho), que ajuda no controle da miopia.

Metodologia da pesquisa e o papel do açúcar

A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas:

  1. Avaliação da refração: verificação do grau de visão de todos os participantes.
  2. Verificação da alimentação: os pais preencheram questionários sobre o consumo de 280 alimentos.
  3. Análise do estilo de vida: questionários sobre o tempo de uso de telas, atividades ao ar livre, histórico familiar de miopia e exposição ao sol.
  4. Exame de biometria óptica: medição do comprimento axial do olho, que é maior em pessoas com miopia.

Ao final do estudo, 27,5% dos participantes apresentaram miopia. A prevalência da condição foi 25% maior nas crianças que consumiam mais gorduras saturadas. A pesquisa também apontou que a progressão da miopia foi mais rápida no grupo que consumia esse tipo de alimento.

Além das gorduras saturadas, o oftalmologista Queiroz Neto alerta sobre o consumo exagerado de açúcar. O excesso pode aumentar a produção de insulina e interferir no crescimento do eixo óptico, o que pode agravar a miopia. A recomendação da OMS é consumir o máximo de seis colheres de chá de açúcar por dia para evitar problemas de saúde.


Com informações: British Journal of Ophthalmology

Publicidade

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.