Ligue-se a nós

GDF

Plenária de Unidades de Conservação promove troca de experiências entre agentes

Publicado

no

Plenária de Unidades de Conservação promove troca de experiências entre agentes

A Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon) do Instituto Brasília Ambiental realizou, nesta quinta-feira (29), na sede do órgão, a 1ª Plenária de Unidades de Conservação. O objetivo da reunião foi alinhar as informações e ações realizadas pela equipe.


O presidente do instituto, Rôney Nemer, avaliou: “Essa troca de experiências é muito importante. O que um agente está vivenciando e talvez considere um problema isolado pode ser uma questão comum a outras unidades. Além disso, a dificuldade enfrentada por uma unidade pode ser a solução para o problema de outra unidade de conservação; por isso, as ideias compartilhadas tendem a ser mais efetivas”.


O evento contou com a participação de 90 agentes, que tiveram a oportunidade de compartilhar com os colegas os desafios e êxitos das atividades desempenhadas nas unidades de conservação (UCs).


“Essa iniciativa procura incentivar, trazer novas ideias e movimentar a mente de quem está na ponta, para que possamos estar sempre melhorando nossa gestão”, explicou a superintendente da Sucon, Marcela Versiani.

Anúncio

Na ocasião, foram apresentados o planejamento para a superintendência e suas metas, os primeiros resultados do Hospital de Fauna Silvestre (Hfaus) e boas práticas desenvolvidas nas UCs, entre outros temas.

“A ideia é realizar uma plenária a cada semestre, tornando isso uma rotina da Sucon. Assim, teremos a troca de experiências, saberemos o que está acontecendo e poderemos replanejar nossas ações durante esse período”, completou a diretora de Implantação de Unidades de Conservação do instituto, Carolina Lepsch.


Fato Novo com informações do Instituto Brasília Ambiental

 

Anúncio

GDF

Heróis da Alegria fazem a festa para crianças em hospital de Santa Maria

Publicado

no

Por

Grupo de voluntários visita o HRSM, canta e distribui presentes para os pequenos pacientes da unidade

Em clima de música e muita festa, os Heróis da Alegria levaram bastante animação para as crianças que estavam buscando atendimento no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Nesta sexta-feira (11), o grupo de voluntários do projeto esteve no pronto-socorro infantil (PSI) e na ala de pediatria levando diversão, música e distribuindo presentes para os pequenos pacientes em comemoração ao Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro.

A pequena Sofia, de 2 anos, estava radiante com a presença dos Heróis da Alegria. O brilho no olhar e o sorriso no rosto eram vistos de longe. “Achei essa visita maravilhosa, porque a Sofia fica superanimada, fora que adora ganhar presente”, afirma Irani Vieira, mãe da criança.

Miguel Melo, de 11 anos, está internado há dois dias no PS infantil do HRSM. Ficou bastante surpreso com a entrada dos heróis cantando dentro da ala de internação. “Eles são divertidos e animaram todos que estão aqui. Deu até pra me divertir um pouco vendo todo mundo dançar”, destaca.


“Momentos assim tornam a internação mais leve, mais tranquila, tanto para a criança quanto para a mãe ou pai que está acompanhando. A nossa unidade está sempre aberta aos voluntários. Esse tipo de trabalho para distrair as crianças é sempre importante”, destaca Michelle Donadeli, chefe do Serviço de Enfermagem da Pediatria

Anúncio

As equipes do pronto-socorro infantil capricharam no visual: a maioria estava com roupas de personagens para fazer a alegria da criançada. Já na enfermaria pediátrica, a equipe de assistência fez o dia do cabelo maluco e cada um desfilou um penteado diferente.

“Momentos assim tornam a internação mais leve, mais tranquila, tanto para a criança quanto para a mãe ou pai que está acompanhando. A nossa unidade está sempre aberta aos voluntários. Esse tipo de trabalho para distrair as crianças é sempre importante”, afirma a chefe do Serviço de Enfermagem da Pediatria, Michelle Donadeli.

Segundo ela, em datas comemorativas como o Dia das Crianças e Natal, a equipe sempre tenta ambientar o setor e levar voluntários para tornar mais lúdico o momento de internação, já que as crianças não entendem por que estão internadas e passando por sofrimento, com procedimentos invasivos como a punção de acesso venoso e o uso de medicação.

O  grupo de voluntários do projeto esteve no pronto-socorro infantil (PSI) e na ala de pediatria levando alegria, música e distribuindo presentes para os pequenos pacientes em comemoração ao Dia das Crianças

Samuel Santos, de 11 anos, está internado na ala de Pediatria há cinco dias e não esperava ganhar presente dentro do hospital. “Fiquei surpreso quando eles entraram cantando várias músicas animadas. Eu adorei a presença deles aqui porque trouxe alegria”, avalia. A tia e acompanhante do garoto, Juberlândia Ayres, parabenizou o grupo pelo “lindo trabalho”.

Continuar Lendo

GDF

Estudantes de Santa Maria ajudam a inspecionar residências em ação contra dengue

Publicado

no

Por

Agentes comunitários de saúde e agentes de Vigilância Ambiental em Saúde instruíram alunos do CED 416 durante a ação contra a dengue | Foto: Yuri Freitas/Agência Saúde-DF

Atividade conjunta das secretarias de Saúde e de Educação, com apoio de diversos órgãos do GDF, promoveu vistoria em 349 casas

Alunos do Centro Educacional 416 de Santa Maria participaram, nesta semana, de uma saída pedagógica para combater possíveis focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, febre amarela e zika. Os estudantes se dividiram em pequenos grupos para visitar casas da comunidade e fazer vistorias em busca de criadouros. No total, 349 imóveis foram inspecionados.

Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas), agentes comunitários de saúde (ACSs), professores e representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) participaram do trabalho. Os profissionais ensinaram aos jovens como se dirigir aos moradores, identificar focos de larvas e tomar medidas necessárias para cada caso. Além das secretarias de Saúde (SES-DF) e de Educação (SEEDF), também apoiaram a ação o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o DF Legal e a Caesb.


“A Saúde e a Educação, por meio de uma mobilização estratégica e da iniciativa do Geiplandengue [Grupo Executivo do Plano de Prevenção e Controle da Dengue e outras Doenças], traz para dentro da escola uma pauta de interesse de toda a população”, afirmou o subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos. “Isso demonstra que a união de diversos atores é capaz de potencializar o combate à dengue no DF.”


Prevenção

Anúncio
Continuar Lendo

Cultura

Estudantes da rede pública celebram 100 anos de Fernando Sabino em mostra de cinema

Publicado

no

Por

Alunos puderam aproveitar a programação com filmes e rodas de leitura na abertura realizada no Cine Brasília

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) celebra o centenário de nascimento de um dos mais importantes autores nacionais com visitas dos alunos da rede pública de ensino do DF à Mostra de Cinema 100 anos de Fernando Sabino. Nesta quinta (10), ocorreu a abertura oficial da mostra, realizada no Cine Brasília. Até a próxima quarta (16), o Sesc de Ceilândia e de Taguatinga Norte também exibirão longas e curtas-metragens inspirados na obra do autor.

A previsão é que centenas de alunos participem do evento durante os três dias de mostra, que contam com três sessões por dia. O Cine Brasília dispõe de 600 lugares para cada sessão, enquanto o Sesc de Ceilândia tem 450 lugares e o Sesc de Taguatinga Norte possui 200 lugares. O evento é gratuito e também está aberto para o público geral.

A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, esteve presente na abertura do evento, ao lado de Bernardo Sabino, filho de Fernando Sabino, e do diretor da TV e Rádio Legislativa, da Câmara Legislativa do DF, Saulo Santos Diniz, que também é sobrinho do escritor.


“Quem quiser crescer e se tornar um profissional de excelência tem que ler. A leitura é importante. Nunca parem de ler. Entrem na obra de Fernando Sabino, grande escritor brasileiro, que levou muita leveza à literatura brasileira contemporânea”, incentivou a secretária.

Anúncio

Cinema e literatura

A secretária Hélvia Paranaguá incentivou a leitura em sua fala na abertura da mostra

Idealizadora do projeto, a curadora e produtora cultural Cláudia Queiróz comentou a relevância da mostra: “A obra de Sabino tem importância também para o cinema, pela capacidade de se transformar em narrativas envolventes e de grande apelo popular”.

A celebração do centenário foi oficialmente reconhecida pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que sancionou a Lei nº 14.794 que institui o ano de 2024 como o Ano Nacional Fernando Sabino. A deputada federal Bia Kicis, autora do projeto de lei, também prestigiou a abertura da mostra.


“A secretária Hélvia sempre apoia essas iniciativas e quer fazer o melhor para os estudantes do DF, e Fernando Sabino é um dos maiores cronistas do nosso país”, disse a deputada. “Ele escrevia muito, não só para adultos, mas para jovens e crianças”, completou a parlamentar.


Aprender com arte

Estudantes da rede pública de ensino do DF participaram da abertura oficial da mostra, realizada no Cine Brasília

A professora de língua portuguesa e literatura do centro educacional (CED) 04 de Taguatinga, Beatriz Soares, comentou sobre o evento. “Esse projeto apareceu como o casamento perfeito da disciplina que estou ofertando, que se chama A Vida é uma arte sem fim, e trabalha com conto, crônica e poesia. Trabalhei exatamente com o Fernando Sabino, com a apresentação de curtas-metragens”, celebrou.

Para ela, a mostra foi também a oportunidade de os estudantes conhecerem o Cine Brasília, a maior sala de cinema da cidade. “É uma oportunidade para eles terem esse contato com a literatura, que é uma abertura para novos mundos. O aluno que lê tem uma performance muito melhor, sabe argumentar e consegue estabelecer diálogo com as pessoas”, comentou a professora.

A aluna Rafaella Alves, 16 anos, gostou do projeto, e disse que é uma ávida consumidora de livros. “Fui introduzida à literatura desde pequena, principalmente pela minha mãe, que é jornalista. É muito importante a literatura, ainda mais no ensino médio. Ela ajuda a aumentar o nosso conhecimento, pois amplia a visão de mundo”, comentou.

Programação

Anúncio
Continuar Lendo

Mais vistas