Conecte-se conosco

Distrito Federal

Presidente do TJDFT apresenta Judiciário local a alunos de escola pública

Publicado

em

O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Waldir Leôncio Júnior, recebeu alunos e professores do 7° ano da escola CEF 33 da rede pública de ensino, nesta sexta-feira, 16/5

A conversa abriu a visita do programa Conhecendo a Justiça do DF, que tem o objetivo de aproximar a Justiça do Distrito Federal de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental.

De forma descontraída e acessível, o presidente explicou aos visitantes o trabalho do TJDFT, da magistratura, assim como o papel do Judiciário. “Vocês sabem o que um juiz faz? Quando há um problema, o juiz ajuda a chegar a uma solução. Numa batida de carro, por exemplo, em que cada um fala que o erro é do outro, o juiz ajuda a achar o responsável”, explicou o desembargador.

Os alunos também puderam tirar dúvidas e fazer perguntas. Ana Laura quis saber o que presidente do TJDFT faz? “O presidente administra o Tribunal. Para ele funcionar, precisa de organização, servidores, juízes. Todo esse trabalho é do presidente”, esclareceu.

Esther Radassa teve a curiosidade de perguntar o que o magistrado gostava de fazer na idade deles. “Gostava muito de jogar futebol. Meu pai falava que podia jogar futebol, mas que, também, precisava estudar. Tem que ter o tempo para cada coisa”, compartilhou o magistrado.

Após a visita dos três grupos de alunos ao Gabinete da Presidência, os visitantes também conheceram o Auditório Sepúlveda Pertence e o Laboratório de Inovação Aurora. Em dinâmica conduzida pelos servidores Graziella Beviláqua e Felipe Novais, os estudantes pensaram a construção de jogo para combater o cyberbulling, com ajuda da técnica de design thinking.

Os visitantes conheceram ainda o Tribunal do Júri, onde participaram de simulação de uma audiência e de bate-papo com a juíza do TJDFT Ana Cláudia Loiola, com quem tiraram dúvidas sobre seu trabalho e o do Judiciário, o dia a dia da magistratura, como se tornar um juiz, entre outros assuntos.

Publicidade

Toda a visita foi registrada em um passaporte, entregue aos visitantes para ser carimbado nas áreas de visitação.

“Esse projeto é algo que enriquece muito, amplia as possibilidades de futuro, por dar a oportunidade para os alunos terem essa vivência, esse contato que, muitas vezes, é muito distante deles”, compartilhou a professora do CEF33, Karoline de Matos.

A partir da visita, Maria Eduarda conta que consegue se projetar como parte do Tribunal no futuro. “Eu amei. É uma coisa que eu sempre quis visitar. Consigo me imaginar estando aqui daqui uns anos. Quero ser juíza criminal”, compartilhou.

Também participaram da visita os juízes auxiliares da Presidência, Francisco Oliveira e Eduardo Rosas; o secretário-geral do TJDFT, Celso de Oliveira; o assessor de Gestão de Desenvolvimento Organizacional da Secretaria-Geral, Hernani Tavares; a secretária da Escola de Formação Judiciária, Luana de Andrada; além de policiais judiciais e servidores da Casa.

Conhecendo a Justiça do DF

O Programa Conhecendo a Justiça do DF é aberto a todas as unidades escolares da SEEDF, que prestam atendimento aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental II. As visitas ocorrem às sextas-feiras, no turno da tarde, das 14h às 17h,  para um grupo de, no máximo, 70 participantes.

A iniciativa é fruto de parceria entre o TJDFT, por intermédio da Escola de Formação Judiciária Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro (EjuDFT), e o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEEDF).

O programa é organizado em dois eixos. No primeiro, Escola vai à Justiça, alunos conhecem e vivem um pouco da rotina do TJDFT, por meio de visita e apresentação da estrutura do Tribunal. No segundo eixo, Justiça vai a Escola, magistrado(as) visitam os estudantes nas escolas, dando continuidade ao aprendizado adquirido na visita ao Tribunal.

Publicidade


Fonte: TJDFT

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Notícias e informações.