Conecte-se conosco

Distrito Federal

Programa Conhecendo a Justiça do DF recebe 60 alunos do Guará

Publicado

em

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) recebeu, na última sexta-feira, 27/6, 60 estudantes da Escola Adventista do Guará, para a 6ª e última edição deste semestre do Programa Conhecendo a Justiça do DF

O objetivo é aproximar o Poder Judiciário dos estudantes da rede pública e particular do DF e promover a cidadania, educação e conscientização sobre os direitos e deveres na sociedade.

Após conhecerem as instalações do Tribunal, os alunos foram recebidos no Auditório Sepúlveda Pertence, pelo presidente do TJDFT, desembargador Waldir Leôncio Júnior, que explicou para os visitantes sobre as diferenças estruturais das leis, das instâncias e suas funções como presidente do Tribunal da capital federal. Traçou ainda uma correlação entre as disciplinas escolares e o direito como se apresenta hoje. “É importante continuar sempre estudando, quanto mais vocês estudarem, mais próximos estarão dos objetivos que desejarem.” Respondeu, ainda, a  perguntas relacionadas ao cotidiano do Judiciário, como o motivo das “roupas pretas” que os magistrados utilizam, qual o papel do TJDFT de forma geral para a sociedade, curiosidades sobre o uso das novas tecnologias e a  segurança dos dados no Judiciário. Ao final da conversa com os estudantes, o aluno Gustavo Gonçalves Gebrim pediu uma assinatura do presidente como uma recordação da experiência. Audiodescrição: aluno com microfone na mão sendo orientado pela juíza na simulação do júri

Em seguida, a juíza do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Taguatinga, Maryanne Abreu, conduziu os visitantes para o Tribunal do Júri do Fórum de Brasília, onde tiveram a oportunidade de saber mais sobre a trajetória da magistrada, que já pensou em ser freira ou professora, até ter a certeza de que a magistratura seria seu caminho. “È  uma decisão muito difícil e, às vezes, a gente erra para  poder acertar. Mas eu percebi que eu queria estar num lugar que poderia fazer Justiça e trazer a pacificação para a sociedade”, explicou.

Tema recorrente nessas visitas, os magistrados aproveitaram para responder perguntas e orientar os alunos acerca das formas de bullying e como reconhecer e diferenciar uma brincadeira de um comportamento ofensivo repetitivo.

Nesse ambiente, os estudantes vivenciaram a simulação de uma audiência de conciliação,  ocuparam os lugares dos personagens em conflito e participaram  ativamente de todo o contexto da situação.

Segundo a aluna Letícia Gonçalves, “a visita foi muito importante para aprender o funcionamento do sistema Judiciário.” Por sua vez, Benjamin Vieira, que expressou interesse na carreira, destacou “pude aprender muitas coisas sobre a Justiça, tirar muitas dúvidas e ver como esses profissionais trabalham.” “Fiquei muito agradecido pela presença do presidente do TJDFT”, reforçou o aluno Josué de Araújo.

Conhecendo a Justiça do DF

Lançado no dia 11 de abril, o programa já recebeu a visita de estudantes de diversas regiões administrativas do DF. O programa será composto por duas fases. Na primeira, os alunos visitam o Tribunal e na segunda, magistrado(as) irão à escola para dar continuidade ao aprendizado adquirido na visita ao TJDFT. A iniciativa é uma parceria entre o TJDFT, por meio da Escola de Formação Judiciária Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro (EjuDFT), e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), com o objetivo de fortalecer os laços entre Justiça, educação e sociedade.

Publicidade

Fonte: TJDFT

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Notícias e informações.