Ligue-se a nós

GDF

Projeto Humanizar realiza ação do Outubro Rosa no HRSM

Publicado

no

Objetivo foi orientar os pacientes sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero

Nesta quarta-feira (30), os pacientes que aguardavam para serem atendidos no ambulatório do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) presenciaram uma ação especial da equipe do Projeto Humanizar, com direito a música e bombons que foram distribuídos juntamente com uma cartilha informativa sobre o câncer de mama e sua prevenção, em alusão ao Outubro Rosa. A ação se estendeu, também, ao pronto-socorro.

Segundo a chefe do Núcleo de Humanização, Letícia Angelo, o objetivo da ação é proporcionar um acolhimento mais amoroso aos pacientes que aguardavam atendimento.


“A música, traz serenidade e harmonia. E, ao chamar a atenção desses pacientes, levamos informação e conscientização quanto à necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama, para que então essa mulher ou homem, como pode também acontecer, receba os cuidados necessários com tempo hábil para cura”, explica.


A cartilha informativa destaca a importância do autoexame, quais cuidados tomar a partir do diagnóstico e tratamentos possíveis. O chocolate junto à cartilha tem a finalidade de levar um pouco de sabor e doçura ao paciente.

Anúncio

A parte musical possuía um repertório regado de amor, esperança e palavras de fé e foi feito pela colaboradora Natália Mesquita, que é auxiliar de humanização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ceilândia I e o marido, Luís Fabiano. Também houve a participação do violonista e artista de rua Ronaldo Santos, que passou pelos corredores levando sua música.

Ângela França, 63 anos, ficou encantada com a ação do Outubro Rosa no HRSM. “Acho excelente esse momento aqui, porque são músicas de fé e que nos traz uma mensagem positiva e nos enche de esperança. Graças a Deus, eu nunca tive nenhuma suspeita de câncer, mas é importante sempre ficar alerta”, avalia.


*Com informações do IgesDF

 

Anúncio

Distrito Federal

Pesquisa inédita analisa mercado empresarial no Distrito Federal

Publicado

no

Por

Trabalhadores com formação superior estão presentes em 63,4% das empresas; cerca de 43,5% das empresas relatam dificuldades para contratar, especialmente pela falta de candidatos qualificados e com experiência

O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal apresentou, de maneira inédita, a Pesquisa Distrital por Amostra de Empresas (Pdae) de 2023, na tarde desta quinta-feira (28). A nova pesquisa traz uma visão ampla do mercado empresarial no Distrito Federal, analisando empresas dos setores de comércio, serviços, construção civil, indústria e agropecuária, abrangendo micro, pequenas, médias e grandes empresas. Os resultados destacam desafios e oportunidades que podem guiar o desenvolvimento de políticas públicas e ações estratégicas para melhorar o mercado de trabalho e fortalecer a economia local.

Os jovens com até 29 anos representam uma parcela significativa do mercado de trabalho, com destaque para o setor de comércio, onde compõem 40,3% da força de trabalho. O setor de serviços também apresenta alta participação, com 37,2%, seguido pela indústria, com 35,9%.

Trabalhadores com formação superior estão presentes em 63,4% das empresas, enquanto 46,1% possuem funcionários com qualificação técnica. Apesar de estagiários estarem presentes em 18% das empresas, apenas 6,8% contam com trainees, que demandam maior qualificação.

Anúncio

A contratação é predominantemente feita por indicações de pessoas da própria empresa (62,7%) ou externas (37,8%). Ferramentas digitais, como sites de vagas (29%) e redes sociais (21,2%), ganharam espaço, mas métodos institucionais, como o Sine, têm baixa adesão, com apenas 9,7% das empresas utilizando essa plataforma.

Cerca de 43,5% das empresas relatam dificuldades para contratar, especialmente pela falta de candidatos qualificados (61,4%) e com experiência (52,9%). Funções de vendedores, atendentes, motoristas e profissionais de TI, por exemplo, são as mais difíceis de preencher, indicando uma lacuna entre a formação disponível e as demandas do mercado.

Anúncio
Continuar Lendo

Distrito Federal

Fórum discute estratégias para prevenir e combater incêndios florestais no Distrito Federal

Publicado

no

Por

Promovido pela Sema-DF, evento reuniu especialistas, autoridades e sociedade civil para planejar ações e fortalecer a proteção ambiental em 2025

Nesta quinta-feira (28), o auditório da Egov foi o cenário do Fórum de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais no Distrito Federal 2024, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF). O encontro destacou a urgência de unir esforços para proteger o Cerrado, um dos biomas mais biodiversos e ameaçados do país, e consolidou estratégias de prevenção e enfrentamento aos incêndios florestais.

O secretário do Meio Ambiente do DF, Gutemberg Gomes, e o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, participaram da abertura do evento, reforçando a importância da integração entre instituições e sociedade civil. Durante a programação, foram apresentados relatórios sobre as ocorrências de incêndios e as ações preventivas realizadas ao longo de 2024. Além disso, especialistas discutiram os desafios enfrentados na preservação ambiental e traçaram metas para o próximo ano.

Em seu discurso, Gutemberg Gomes enfatizou a relevância do trabalho transversal e da união entre os diversos setores para enfrentar os desafios impostos pelos incêndios florestais. “Proteger o Cerrado não é apenas um dever institucional, mas uma missão coletiva. Precisamos somar esforços para que o Distrito Federal continue sendo referência em ações de combate ao fogo, garantindo a preservação de um dos biomas mais importantes do Brasil”, afirmou Gomes.

Anúncio
Continuar Lendo

Distrito Federal

Semana de Combate à Corrupção terá ações voltadas à transparência, ética e integridade

Publicado

no

Por

Evento da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) será realizado entre os dias 2 e 9 de dezembro

De 2 a 9 de dezembro será realizada a Semana da CGDF de Combate à Corrupção, evento com ações voltadas à transparência, ética e integridade, idealizado e organizado pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). A semana será marcada por palestras, entrega de premiações a órgãos do GDF e debates que reforçam o compromisso do governo do DF em prevenir, identificar e combater práticas de corrupção, além de promover uma gestão mais ética e responsável.

A partir do dia 2, serão realizadas campanhas digitais sobre o tema, com ações online, voltadas para conscientizar a população sobre a importância do trabalho realizado pela CGDF e sua contribuição para a prevenção e o combate à corrupção. Nos dias 3 e 4 de dezembro, haverá eventos presenciais, no auditório da Câmara Legislativa do DF.

Para o dia 3, a filósofa e professora Lúcia Helena Galvão dará palestra sobre o tema Como atuar na prevenção à corrupção a partir do olhar sobre o comportamento humano?. As inscrições são limitadas e gratuitas e devem ser feitas no link.

Galvão percorrerá temas que envolvem a prevenção da corrupção e como isso se relaciona com o comportamento humano e ações diárias, quais motivações internas influenciam atos corruptos, mostrando que o debate de combate à corrupção vai além de discutir leis e normas.

Anúncio

Já no dia 4, haverá o lançamento e entrega do Prêmio Ipê, além da entrega dos prêmios Ipê e Alto Nível. Finalizando a Semana, no dia 9, Dia Internacional de Combate à Corrupção, haverá o lançamento do Plano de Integridade da CGDF.

Continuar Lendo

Mais vistas