Conecte-se conosco

Tecnologia

Sam Altman prepara lançamento da Merge Labs, uma startup de interface cérebro-computador menos invasiva que a Neuralink

Publicado

em

O CEO da OpenAI será cofundador da nova empresa com foco no uso de ultrassom e terapia gênica para ler o cérebro, recrutando o engenheiro biomolecular premiado Mikhail Shapiro. O projeto busca centenas de milhões de dólares em investimentos


Sam Altman, CEO e cofundador da OpenAI, está prestes a anunciar uma nova startup de interface cérebro-computador (BCI) chamada Merge Labs. O projeto será cofundado com Alex Blania e buscará uma abordagem menos invasiva, contrastando com os implantes cirúrgicos adotados pela Neuralink, de Elon Musk.

Altman recrutou Mikhail Shapiro, engenheiro biomolecular e pesquisador do Caltech, conhecido por sua pesquisa em técnicas não invasivas de imagem e controle neural. O envolvimento de Shapiro sinaliza o rumo técnico da Merge Labs:

  • Ultrassom: A principal aposta é usar ondas sonoras para interagir com o cérebro sem a necessidade de cirurgias abertas.
  • Terapia Gênica: Shapiro também pesquisa a modificação de células para que se tornem visíveis ao ultrassom, o que reforça relatos de que a Merge pode considerar essa tecnologia em seu primeiro produto.

Em uma palestra, Shapiro afirmou que seria mais fácil “introduzir genes nas células” para modificá-las do que inserir eletrodos no tecido cerebral, declarando ter como missão “interagir com neurônios no cérebro (…) de forma menos invasiva”.

Críticas à Neuralink e Liderança

Sam Altman já expressou críticas abertas ao método invasivo de Elon Musk, afirmando em agosto que “definitivamente, não colocaria algo no cérebro” que pudesse matar neurônios, preferindo a possibilidade de “apenas leitura” cerebral.

A Merge Labs está buscando levantar centenas de milhões de dólares em investimentos, com a própria OpenAI entre os possíveis investidores. Altman deve assumir o cargo de presidente do conselho, enquanto Blania, seu parceiro na Tools for Humanity (responsável pela Worldcoin), deve liderar as operações diárias. O anúncio oficial da startup é esperado para as próximas semanas.


Com informações: Olhar Digital / The Verge / Financial Times / Bloomberg

Publicidade

Continue Lendo
Publicidade

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade


Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.