Ligue-se a nós

GDF

Seminário de fiscalização ambiental debate desafios dos trabalhos de auditoria

Publicado

no

Terceira edição do evento é realizado pelo Instituto Brasília Ambiental

O Instituto Brasília Ambiental promove, nesta quarta-feira (6), o III Seminário de Integração da Fiscalização e Auditoria Ambiental do Distrito Federal. O evento ocorre durante todo o dia, no auditório do Departamento de Trânsito (Detran) e reúne os auditores fiscais de controle ambiental para a trocarem conhecimento sobre temas de atuação da autarquia com profissionais que atuam em outros órgãos do poder público.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura, o presidente do Instituto, Rôney Nemer; da superintendente de Fiscalização, Auditoria e Monitoramento (Sufam), Simone Rosa; do superintendente de Recursos Hídricos da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Gustavo Carneiro; do gerente de fiscalização da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), Alexandre Bittencourt; do subsecretário de Operações do DF Legal, Alexandre Sena e do representante da subsecretaria executiva da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Pietro Santos.


“Esse evento é uma oportunidade de promover a união e a troca de experiências com auditores de outros órgãos do Governo do Distrito Federal e discutir os desafios no cotidiano de trabalho. Buscando uma padronização nos procedimentos na realização das ações”, comentou o dirigente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer.


A conferência, que também conta com a presença das superintendentes de Licenciamento (Sulam), Nathália Almeida, e de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon), Marcela Versiani, segue com a exposição de painéis sobre temas como a fiscalização do uso e ocupação do solo; a fiscalização dos recursos hídricos; a segurança hídrica e a gestão do território, a marcação isotópica dos animais na proteção ambiental e os desafios da sustentabilidade.

Anúncio

“O Seminário de Integração, que está em sua terceira edição, é um momento em que buscamos mesclar aprendizado e a parceria. Com isso contamos com a exposição de representantes da Adasa, Terracap, DF Legal e da Universidade de Brasília (UnB) para tratar sobre as adversidades encontradas no exercício da proteção ambiental”, disse a superintendente de Fiscalização do Brasília Ambiental, Simone Rosa.


*Com informações do Instituto Brasília Ambiental

 

Anúncio

Distrito Federal

Pesquisa inédita analisa mercado empresarial no Distrito Federal

Publicado

no

Por

Trabalhadores com formação superior estão presentes em 63,4% das empresas; cerca de 43,5% das empresas relatam dificuldades para contratar, especialmente pela falta de candidatos qualificados e com experiência

O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal apresentou, de maneira inédita, a Pesquisa Distrital por Amostra de Empresas (Pdae) de 2023, na tarde desta quinta-feira (28). A nova pesquisa traz uma visão ampla do mercado empresarial no Distrito Federal, analisando empresas dos setores de comércio, serviços, construção civil, indústria e agropecuária, abrangendo micro, pequenas, médias e grandes empresas. Os resultados destacam desafios e oportunidades que podem guiar o desenvolvimento de políticas públicas e ações estratégicas para melhorar o mercado de trabalho e fortalecer a economia local.

Os jovens com até 29 anos representam uma parcela significativa do mercado de trabalho, com destaque para o setor de comércio, onde compõem 40,3% da força de trabalho. O setor de serviços também apresenta alta participação, com 37,2%, seguido pela indústria, com 35,9%.

Trabalhadores com formação superior estão presentes em 63,4% das empresas, enquanto 46,1% possuem funcionários com qualificação técnica. Apesar de estagiários estarem presentes em 18% das empresas, apenas 6,8% contam com trainees, que demandam maior qualificação.

Anúncio

A contratação é predominantemente feita por indicações de pessoas da própria empresa (62,7%) ou externas (37,8%). Ferramentas digitais, como sites de vagas (29%) e redes sociais (21,2%), ganharam espaço, mas métodos institucionais, como o Sine, têm baixa adesão, com apenas 9,7% das empresas utilizando essa plataforma.

Cerca de 43,5% das empresas relatam dificuldades para contratar, especialmente pela falta de candidatos qualificados (61,4%) e com experiência (52,9%). Funções de vendedores, atendentes, motoristas e profissionais de TI, por exemplo, são as mais difíceis de preencher, indicando uma lacuna entre a formação disponível e as demandas do mercado.

Anúncio
Continuar Lendo

Distrito Federal

Fórum discute estratégias para prevenir e combater incêndios florestais no Distrito Federal

Publicado

no

Por

Promovido pela Sema-DF, evento reuniu especialistas, autoridades e sociedade civil para planejar ações e fortalecer a proteção ambiental em 2025

Nesta quinta-feira (28), o auditório da Egov foi o cenário do Fórum de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais no Distrito Federal 2024, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF). O encontro destacou a urgência de unir esforços para proteger o Cerrado, um dos biomas mais biodiversos e ameaçados do país, e consolidou estratégias de prevenção e enfrentamento aos incêndios florestais.

O secretário do Meio Ambiente do DF, Gutemberg Gomes, e o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, participaram da abertura do evento, reforçando a importância da integração entre instituições e sociedade civil. Durante a programação, foram apresentados relatórios sobre as ocorrências de incêndios e as ações preventivas realizadas ao longo de 2024. Além disso, especialistas discutiram os desafios enfrentados na preservação ambiental e traçaram metas para o próximo ano.

Em seu discurso, Gutemberg Gomes enfatizou a relevância do trabalho transversal e da união entre os diversos setores para enfrentar os desafios impostos pelos incêndios florestais. “Proteger o Cerrado não é apenas um dever institucional, mas uma missão coletiva. Precisamos somar esforços para que o Distrito Federal continue sendo referência em ações de combate ao fogo, garantindo a preservação de um dos biomas mais importantes do Brasil”, afirmou Gomes.

Anúncio
Continuar Lendo

Distrito Federal

Semana de Combate à Corrupção terá ações voltadas à transparência, ética e integridade

Publicado

no

Por

Evento da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) será realizado entre os dias 2 e 9 de dezembro

De 2 a 9 de dezembro será realizada a Semana da CGDF de Combate à Corrupção, evento com ações voltadas à transparência, ética e integridade, idealizado e organizado pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). A semana será marcada por palestras, entrega de premiações a órgãos do GDF e debates que reforçam o compromisso do governo do DF em prevenir, identificar e combater práticas de corrupção, além de promover uma gestão mais ética e responsável.

A partir do dia 2, serão realizadas campanhas digitais sobre o tema, com ações online, voltadas para conscientizar a população sobre a importância do trabalho realizado pela CGDF e sua contribuição para a prevenção e o combate à corrupção. Nos dias 3 e 4 de dezembro, haverá eventos presenciais, no auditório da Câmara Legislativa do DF.

Para o dia 3, a filósofa e professora Lúcia Helena Galvão dará palestra sobre o tema Como atuar na prevenção à corrupção a partir do olhar sobre o comportamento humano?. As inscrições são limitadas e gratuitas e devem ser feitas no link.

Galvão percorrerá temas que envolvem a prevenção da corrupção e como isso se relaciona com o comportamento humano e ações diárias, quais motivações internas influenciam atos corruptos, mostrando que o debate de combate à corrupção vai além de discutir leis e normas.

Anúncio

Já no dia 4, haverá o lançamento e entrega do Prêmio Ipê, além da entrega dos prêmios Ipê e Alto Nível. Finalizando a Semana, no dia 9, Dia Internacional de Combate à Corrupção, haverá o lançamento do Plano de Integridade da CGDF.

Continuar Lendo

Mais vistas