Conecte-se conosco

Distrito Federal

Um documento, um recomeço: corregedor da Justiça do DF entrega certidão durante o Registre-se

Publicado

em

Na última sexta-feira, 16/5, o corregedor da Justiça do Distrito Federal, desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa, entregou certidão de nascimento para Cícero Pereira dos Santos, um dos beneficiados da 3ª edição da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!

A iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) busca garantir o direito à documentação básica para pessoas em situação de vulnerabilidade e foi realizada em todos os tribunais do país entre os dias 12 e 16 de maio de 2025.

Por meio da ação, a população socialmente vulnerável (em situação de rua) e os(as) internos(as) do sistema prisional do DF puderam emitir gratuitamente certidões de nascimento e carteiras de identidade nos Cartórios de Registro Civil e no Centro Pop de Brasília e Taguatinga.

Para quem vive à margem dos serviços públicos, esses documentos representam o acesso a direitos, oportunidades e dignidade. Com o documento em mãos e um sorriso no rosto, Cícero Pereira dos Santos celebrou a nova fase: “Estou feliz da vida. Consegui um emprego como serralheiro e, com meus documentos, vou poder trabalhar. Fui muito bem atendido aqui”, afirmou. Audiodescrição: autoridades presentes e equipe da Corregedoria da Justiça do DF em frente a van de atendimento do Registre-se.

Para o corregedor da Justiça do DF, participar de ações como essa é motivo de orgulho. “Faço questão de valorizar uma iniciativa tão importante para a população em situação de rua do DF. Trata-se de um conjunto de esforços que garantem a emissão de documentos sem os quais as pessoas não têm acesso a vários serviços, como os benefícios sociais oferecidos pelo Governo”, declarou.

O conselheiro do CNJ, Pablo Coutinho, também esteve presente e destacou o papel do Judiciário na promoção da cidadania. “Criamos este evento para assegurar os direitos básicos de todas as pessoas, especialmente das mais vulneráveis. O TJDFT é um exemplo de parceria comprometida com a dignidade humana”, ressaltou.

No Distrito Federal, a Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! contou com a participação da Polícia Civil do DF (PCDF), da Associação dos Notários e Registradores (Amoreg), da Defensoria Pública do DF (DPDF) e da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (Sedes).

Também acompanharam a visita o juiz auxiliar da Corregedoria da Justiça do DF, Caio Brucoli; o presidente da Anoreg, Allan Nunes Guerra; o secretário-geral da Corregedoria, Alexandre de Aquino; o coordenador de Correição e Inspeção Extrajudicial, Pacífico Marcos Nunes; e outras autoridades.

Publicidade


Fonte: TJDFT

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Notícias e informações.