Conecte-se conosco

Distrito Federal

UnB realiza aula pública para iniciar mobilização da 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras

Publicado

em

A Universidade de Brasília (UnB) recebe nesta sexta-feira (24) a aula pública “Por Reparação, Bem Viver e Caminhos Abertos”. O evento gratuito é o marco inicial de uma série de atividades preparatórias para a 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras, que ocorrerá em novembro de 2025, dez anos após a primeira edição

A Universidade de Brasília (UnB) sediará, nesta sexta-feira (24), às 19h, a aula pública “Por Reparação, Bem Viver e Caminhos Abertos”. O evento, que é gratuito e aberto ao público, marca o começo das atividades formativas e de mobilização para a 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras, prevista para novembro de 2025.

A primeira Marcha ocorreu em 2015, quando mais de 100 mil mulheres negras tomaram Brasília sob o lema “Contra o Racismo, a Violência e Pelo Bem Viver”.

Academia, Ativismo e Políticas Públicas

O encontro será realizado no Auditório do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) e tem como objetivo principal articular academia, ativismo e políticas públicas, colocando as mulheres negras no centro do debate.

Thânisia Cruz, integrante do Comitê da Marcha e organizadora da atividade na UnB, destaca que o formato de roda de conversa busca trazer a perspectiva de mulheres negras acadêmicas, ativistas e comunicadoras.

“O objetivo da aula é trazer a perspectiva das mulheres negras para o contexto das universidades públicas e das políticas públicas brasileiras. […] A universidade pública é o berço de um dos ganhos mais importantes da história da população negra, que são as cotas raciais. Mas esses espaços são sempre campos de disputa, e é preciso manter o diálogo vivo.”

Foco em Reparação e Bem Viver

O debate se concentrará na articulação entre reparação histórica e o conceito de Bem Viver, inspirados por filosofias afro-brasileiras e ameríndias. Segundo Thânisia Cruz, esses temas são essenciais para “disputar narrativas, elaborar políticas e propor novos modelos de sociedade” que combatam o genocídio, o feminicídio e as violências correlatas ao racismo.

A aula é articulada a partir das disciplinas de Estudos das Relações Étnico-Raciais e de Gênero da UnB.

Publicidade

Detalhes do Evento

A programação contará com nomes de destaque, como as professoras Ana Flávia Magalhães e Mariléa de Almeida, a comunicadora Thaiane Miranda, a pesquisadora Marina Reis (Laboratório Lélia Gonzalez) e a ativista Elizabeth Mamade. A mediação será de Brenna Vilanova (MNU/UnB).

  • Evento: Aula Pública “Por Reparação, Bem Viver e Caminhos Abertos”
  • Data: Sexta-feira (24)
  • Horário: 19h
  • Local: Auditório do PPGHIS – Campus Darcy Ribeiro (ICC Norte, Bloco B, Subsolo, Módulo 24 – UnB)
  • Aberto ao público

Com informações:  UnB / Brasil de Fato

Continue Lendo
Publicidade

1 comentário

1 comentário

  1. memory lift

    24/10/2025 at 09:42

    **memory lift**

    memory lift is an innovative dietary formula designed to naturally nurture brain wellness and sharpen cognitive performance.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.