Conecte-se conosco

Brasil

USP revela público de 42 mil pessoas na Paulista em protesto contra PEC da Blindagem e Anistia

Publicado

em

O Monitor do Debate Político da USP estimou que o ato contra a PEC da Blindagem e a anistia reuniu cerca de 42,4 mil pessoas na Avenida Paulista e 41,8 mil em Copacabana, no Rio de Janeiro. A contagem foi feita usando imagens aéreas e software de inteligência artificial

Os protestos realizados neste domingo (21) em diversas capitais brasileiras contra a PEC da Blindagem (também chamada de “PEC da Bandidagem”) e o projeto de anistia para condenados pelos atos de 8 de janeiro mobilizaram dezenas de milhares de pessoas, segundo estimativas da Universidade de São Paulo (USP).

Os dados foram levantados pela equipe do Monitor do Debate Político do Cebrap, em parceria com a ONG More in Common, que utiliza uma metodologia de análise de imagens aéreas por inteligência artificial.

Os Números de São Paulo e Rio de Janeiro

Local da Manifestação Público Estimado (Momento de Pico) Margem de Erro (12%)
Avenida Paulista (SP) 42,4 mil pessoas (às 16h06) Entre 37,3 mil e 47,5 mil
Praia de Copacabana (RJ) 41,8 mil pessoas Entre 36,8 mil e 46,8 mil

A manifestação no Rio de Janeiro, que começou por volta das 14h, contou com apresentações musicais de artistas renomados como Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil e Djavan, atraindo um público comparável ao de São Paulo.

O público na Paulista, de 42,4 mil pessoas, se mostrou numericamente similar ao da manifestação de 7 de setembro, organizada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em defesa da anistia, que reuniu 42,2 mil pessoas, segundo a mesma metodologia da USP.

Como a USP Mediu a Multidão

A contagem foi realizada a partir de fotos aéreas tiradas em quatro horários diferentes, com a análise de pico ocorrendo às 16h06.

A metodologia utilizada é a Point to Point Network (P2PNet), desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Chequião (China) e da empresa Tencent. Este software, treinado com bases de dados de Xangai e da USP, utiliza inteligência artificial para identificar e marcar automaticamente as cabeças das pessoas nas imagens, gerando a estimativa final.

Publicidade

O sistema possui uma precisão de 72,9% e acurácia de 69,5%, com uma margem de erro média de 12%.


Fonte: ICL Notícias

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações imparciais.