Conecte-se conosco

Saúde

Vinho branco pode prevenir paradas cardíacas súbitas, aponta estudo

Publicado

em

As paradas cardíacas súbitas são provocadas por uma falha elétrica no coração, que deixa de bater de forma inesperada e abrupta

Um estudo híbrido de associação ampla e causalidade genética, publicado recentemente na revista Canadian Journal of Cardiology, apontou que o consumo de vinho branco pode prevenir paradas cardíacas súbitas (PCS), que é uma das principais causas de morte no mundo.

As paradas cardíacas súbitas são provocadas por uma falha elétrica no coração, que deixa de bater de forma inesperada e abrupta, interrompendo o fluxo de sangue para o cérebro e outros órgãos vitais. Como a taxa de sobrevivência fora do hospital é inferior a 10%, a prevenção dessa manifestação aguda depende da identificação dos fatores de risco não clínicos e modificáveis associados.

O estudo conseguiu identificar 56 fatores de risco, utilizando dados de 502.094 participantes do grande banco de dados biomédico UK Biobank, acompanhados por uma média de 13,8 anos. Segundo o artigo, melhorar os fatores não clínicos associados à PCS, ou seja, aqueles que não dependem de doenças instaladas, poderia prevenir até 63% dos casos desse tipo de evento.

Para examinar quais fatores estão associados ao risco de parada cardíaca súbita, os autores investigaram exposições ambientais e comportamentais múltiplas, como dieta, sono, poluição, estresse, entre outros, ao mesmo tempo.

Eliminando o terço pior dos fatores de risco (abordagem conservadora), 40% dos casos de PCS poderiam ser prevenidos. Com eliminação dos dois terços piores (abordagem completa), a prevenção alcançaria 63%. Hábitos de vida mostraram maior impacto preventivo, com 13-18% dos casos evitáveis.

Vinho branco e champanhe

O estudo identificou nove fatores de risco que provavelmente têm relação direta (causal) com o risco de parada cardíaca súbita. Entre os fatores adversos, ou seja, que elevam o risco de PCS, destacam-se sentimentos de desânimo, maior índice de massa corporal, maior massa e percentual de gordura no braço, pressão arterial sistólica elevada e menor nível educacional.

Publicidade

Por outro lado, maior consumo de champanhe/vinho branco e maior ingestão de frutas, juntamente com manutenção de humor positivo, controle de peso, controle da pressão arterial e melhor educação ajudam a prevenir a PCS.


Fonte: ICL Notícias

Continue Lendo
Publicidade

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Notícias e informações.