Connect with us

Futebol

Vinícius Júnior e Copa América 2024 decretam o fim da “Era Neymar” na seleção brasileira

Published

on

Quando começou a “Era Neymar” na seleção brasileira? A resposta pode ser a sua estreia, em um time repaginado de 2010 que iniciava o ciclo visando a Copa do Mundo de 2014, ou em meados de 2011, quando passou a carregar o número 10 às suas costas. Quando acabou? A ascensão de Vinícius Júnior ao protagonismo no futebol europeu às vésperas da Copa América de 2024 é a opção mais óbvia.

O contexto que levou Neymar a ser o “dono do time” na seleção brasileira carrega consigo vários fatores. A sua habilidade como um dos maiores jogadores de sua geração explica a maior parte de seus feitos, mas também havia um vácuo de protagonismo que não foi preenchido por quem esperávamos que fossem os grandes craques da camisa amarelinha entre 2010 e 2014. Por razões diferentes, Ronaldinho Gaúcho, Adriano e Kaká já não eram mais os mesmos e a responsabilidade acabou caindo nos pés de Neymar.

Dentro de campo, ele mostrou estar à altura do papel que lhe cabia. Os números individuais de Neymar pelo Brasil são expressivos. Estamos falando de um dos maiores artilheiros da história da seleção – segundo a conta descontextualizada da FIFA, o maior. Mas o conjunto da obra dentro daquilo que importa, os feitos da equipe, deixa a desejar. O Ouro Olímpico de 2016, longe do âmbito do time principal, é o seu principal feito — maior até do que a Copa das Confederações de 2013, torneio que deixou até de ser disputado.

Longe dos gramados, em outros holofotes

E seguirá sendo assim, ao menos até a Copa do Mundo de 2026. Sofrendo com mais uma de suas várias lesões, Neymar não entra em campo desde meados de outubro do ano passado. Longe também da elite do futebol mundial, ao ter deixado o PSG para vestir a camisa do Al Hilal na Arábia Saudita, o craque brasileiro continua a tônica de, propositalmente ou não, figurar muito mais nas editorias de fofocas do que nas páginas esportivas.

Advertisement

Fato Novo com informações: Goal.com

Futebol

Botafogo derrota o São Paulo e conquista Brasileirão de 2024

Published

on

Alvinegro confirma favoritismo e coroa temporada com tricampeonato

O Campeonato Brasileiro de 2024 é do Botafogo. Neste domingo (8), em um estádio Nilton Santos lotado, o Alvinegro derrotou o São Paulo por 2 a 1 e conquistou seu terceiro título nacional na história, o primeiro desde 1995. A Rádio Nacional transmitiu a partida ao vivo.

Savarino abriu o placar para o Botafogo no primeiro tempo e William empatou no segundo. Nos acréscimos do confronto o volante Gregore marcou o gol da vitória. O Glorioso – campeão da Libertadores da América pela primeira vez há oito dias – chegou aos 79 pontos, sua melhor campanha na história da competição na era dos pontos corridos. O Palmeiras (que perdeu para o Fluminense por 1 a 0 em casa) terminou com o vice-campeonato, com 73 pontos.

O jogo

Diante de 41.986 pessoas, maior público do estádio Nilton Santos no ano, o Alvinegro entrou em campo cheio de expectativas pela confirmação de um título que escapou em 2023. O São Paulo, sem mais objetivos a cumprir no campeonato, colocou no jogo uma escalação alternativa.

Com os dois times em marcha lenta (um empate garantiria o troféu ao Botafogo), as chances demoraram a surgir. Aos poucos, o Alvinegro começou a impor seu estilo. Em um cruzamento pela direita, Igor Jesus quase abriu o placar, mas a cabeçada parou nas mãos do goleiro Jandrei.

O primeiro gol saiu aos 36. Após roubada na saída de bola, Igor Jesus tocou para Savarino, que encobriu o goleiro Jandrei com um toque de categoria.

Advertisement

O Alvinegro quase marcou na sequência, mas Jandrei se agigantou por duas vezes: primeiro na finalização de Alex Telles à queima-roupa e depois no rebote de Igor Jesus.

Na volta para o segundo tempo, o Botafogo continuou pressionando e quase marcou com Luiz Henrique, mas o chute colocado do atacante na entrada da área novamente parou nas mãos de Jandrei, que fez grande defesa.

Em um momento de desatenção, aos 18 minutos, o São Paulo encontrou o seu gol. Marlon Freitas permitiu que William Gomes roubasse a bola próximo à área alvinegra e, com a visão livre, vencesse o goleiro John com um chute de perna esquerda.

Daí em diante a partida perdeu em emoção, com as duas equipes satisfeitas com o resultado e sem criar perigo para o adversário.

O gol que definiu o placar veio no lance derradeiro, aos 47. Jandrei tentou sair jogando, a defesa tricolor vacilou, Gregore roubou a bola e finalizou para marcar o gol da vitória.

Advertisement

Com a conquista deste domingo, o Botafogo iguala o feito de Santos (em 1962 e 63) e Flamengo (em 2019), vencendo no mesmo ano os títulos do Campeonato Brasileiro e da Libertadores da América.

Os objetivos da equipe não param por aí: na próxima quarta-feira (11), inicia a disputa da Torneio Intercontinental de Clubes da Fifa, encarando o Pachuca (México) a partir das 14h (horário de Brasília).


*Agência Brasil

Advertisement
Continue Reading

Futebol

Conheça os oito grupos do primeiro Super Mundial de Clubes da Fifa

Published

on

Três brasileiros são cabeça de chave da mega competição marcada para o meio do ano que vem, nos Estados Unidos

A Fifa sorteou nesta quinta-feira, em Miami, nos Estados Unidos, os grupos do primeiro Super Mundial de Clubes. A competição será disputada de 15 de junho a 13 de julho de 2025 nos Estados Unidos. No total, 32 times foram divididos em oito chaves com oito cada. Os dois melhores de cada avançam ao mata-mata para as oitavas, quartas, semi e final no mesmo sistema da antiga Copa do Mundo de Seleções, quando era disputada por 32 países.

“Este é um dia histórico, o dia do primeiro do sorteio da primeira Copa do Mundo de Clubes da Fifa”, celebrou o presidente da Fifa, Gianni Infantino. Antes do sorteio, o presidente recém-eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou mensagem gravada sobre a realização da competição. Na sequência, o mandatário da entidade máxima do futebol subiu com Ronaldo Fenômeno ao palco para apresentar a taça e ouviu uma alfinetada do jogador eleito cinco vezes melhor do mundo. “Por que não fez isso antes”, riu.

Primeiro clube sorteado, o Palmeiras encabeça o grupo A e terá pela frente um velho rival de Abel Ferreira nos tempos de Sporting, o Porto, de Portugal. Completam a chave o Al Ahly, do Egito, atual bicampeão africano, e o Inter Miami, de Lionel Messi, que ganhou a vaga como representante do país anfitrião. No D, o Flamengo mede forças com Chelsea, da Inglaterra, Espérance, da Tunísia, e o mexicano León, adversário do rubro-negro na Libertadores de 2014.

Os dois últimos campeões da glória eterna terão caminhos distintos no Super Mundial. Vencedor em 2023, o Fluminense terá um cenário mais tranquilo, com confrontos contra Borussia Dortmund, da Alemanha, Ulsan, atual tricampeão coreano, e Mamelodi Sundowns, da África do Sul. Já o atual dono da América, o Botafogo terá parada dura com dois europeus, PSG (França) e Atlético de Madrid (Espanha), e o Seattle Sounders, dos Estados Unidos.

Advertisement

Mesmo sem representantes brasileiros, a chave H também chama a atenção para os holofotes da Seleção, com o Real Madrid, de Vinícius Júnior e companhia, encontrando o Al-Hilal de Neymar. Pachuca, do México, e Salzburg, da Áustria, completam o grupo.

As oito chaves

Grupo A: Palmeiras, Porto (POR), Al Ahly (EGI) e Inter Miami (EUA)
Grupo B: Paris Saint-Germain (FRA), Atlético de Madrid (ESP), Botafogo e Seattle Sounders (EUA)
Grupo C: Bayern de Munique (ALE), Auckland City (NZL), Boca Juniors (ARG) e Benfica (POR)
Grupo D: Flamengo, Espérance (TUN), Chelsea (ING) e León (MEX)
Grupo E: River Plate (ARG), Urawa Red Diamonds (JAP), Monterrrey (MEX) e Inter de Milão (ITA)
Grupo F: Fluminense, Borussia Dortmund (ALE), Ulsan (COR) e Mamelodi Sundowns (AFR)
Grupo G: Manchester City (ING), Wydad Casablanca (MAR), Al Ain (EAU) e Juventus (ITA)
Grupo H: Real Madrid (ESP), Al-Hilal (SAU), Pachuca (MEX) e Salzburg (AUT)

Agenda dos brasileiros

» Botafogo

Seattle Sounders, Paris Saint-Germain e Atlético de Madrid

» Flamengo

Advertisement

Espérance, Chelsea e León

» Fluminense

Borussia Dortmund, Ulsan e Mamelodi Sundowns

» Palmeiras

Porto, Al Ahly e Inter Miami

Advertisement

*Correio Braziliense

Continue Reading

Futebol

Sport e Ceará voltam à Série A de 2025; Mirassol obtém acesso inédito

Published

on

Novorizontino adia sonho de subir após revés contra o Goiás por 1 a 0

A Série A do Campeonato Brasileiro de 2025 terá a presença inédita do Mirassol e o retorno do Sport Club Recife e do Ceará. As três últimas vagas na elite do futebol nacional foram definidas com emoção de sobra na noite deste domingo (24). O líder Santos, que já garantira o acesso com duas rodadas de antecedência, selou o título de campeão da Série B esta noite, ao somar 68 pontos, seguido de Mirassol (67), Sport (66) e Ceará (64).

O maior placar da noite foi do Sport, que retorna à primeira divisão do futebol nacional após três anos na Segundona. O Leão entrou em campo na Ilha do Retiro ocupando a quinta posição na tabela, com 63 pontos, atrás do Ceará, com mesma pontuação, mas com 19 vitórias, uma a mais que o Leão.. Apesar da situação complicada, os donos da casa levaram a melhor: contra o já classificado Santos, por 2 a 1, com gols do atacante Lucas Lima – um deles de pênalti. Wendel Silva diminuiu para o Peixe. O placar poderia até ser maior para o Sport, não fosse o meio-campista Barletta desperdiçar uma penalidade aos 39 minutos da etapa final, defendida pelo goleiro Brazão.

O primeiro a balançar a rede nesta noite foi o Mirassol. Jogando em casa contra a Chapecoense (15ª colocada), o time do interior paulista abriu o placar com Yuri Castilho aos 15 minutos da primeira etapa.  Os paulistas administraram o resultado até o apito final e depois foi só comemoração com o acesso inédito na história do clube.

Paralelamente, dois times visitantes que precisavam vencer fora de casa – Novorizontino (3º) e Ceará (4º) – seguiam empatados sem gols na primeira etapa. O panorama favorecia o acesso da equipe paulista, que enfrentava o Goiás na Serrinha. No entanto, Paulo Baya marcou aos 37 minutos do segundo temo para o Esmeraldino e selou a vitória dos donos da casa, por 1 a 0,  impedindo o acesso do Novorizontino à Série A de 2025.

O resultado na Serrinha favoreceu o Ceará a retornar à elite do futebol no ano que vem. O Vozão não saiu do 0 a 0 com o Guarani, último colocado na tabela, jogando no Brinco de Ouro, em Campinas.

Advertisement

Além do Guarani, lanterna com apenas 33 pontos, outros três times foram rebaixados para a Série C de 2025: Brusque (19º), com 36 pontos; Ituano (18º) com 37 pontos; e Ponte Preta (17º), com 38 pontos.


*Agência Brasil

Continue Reading

Mais vistas