Ligue-se a nós

Futebol

Eliminatórias: Brasil joga mal e não passa de empate com a Venezuela

Publicado

no

Vinicius Júnior desperdiça cobrança de pênalti no segundo tempo

Em uma partida na qual não apresentou um bom futebol, o Brasil não passou de um empate de 1 a 1 com a Venezuela, na noite desta quinta-feira (14) no estádio Monumental de Maturín, e assumiu a 3ª posição da classificação das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 com 15 pontos, a cinco de distância da líder Argentina, que enfrenta o Paraguai a partir das 20h30 (horário de Brasília) no estádio Defensores Del Chaco.

A seleção brasileira teve uma ótima oportunidade de garantir a vitória, mas o atacante Vinicius Júnior desperdiçou uma cobrança de pênalti no segundo tempo da partida, quando o placar já estava em 1 a 1.

Gol de falta

Apesar de atuar fora de casa, a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior dominou o primeiro tempo, criando ótimas oportunidades de marcar, em especial em escapadas em velocidade de Vinicius Júnior, que chegou a acertar a trave aos 21 minutos do primeiro tempo.

Porém, mesmo com o domínio, o Brasil só conseguiu abrir o marcador em uma jogada de bola parada. Aos 42 minutos da etapa inicial Raphina cobrou com maestria uma falta da entrada da área para superar o goleiro Romo.

Pênalti desperdiçado

Após o intervalo o jogo mudou completamente. E a principal razão foi o gol de empate da Venezuela, que saiu com menos de um minuto. O volante Segovia, que havia acabado de entrar, recebeu de Savarino e, com muita liberdade, bateu da entrada da área para deixar tudo igual.

Anúncio

A partir daí a Venezuela recuou as linhas e passou a negar espaços para o Brasil, que praticamente só conseguia atacar pelas pontas. Porém, pouco trabalho deu ao goleiro Romo. A melhor oportunidade surgiu aos 13 minutos, quando Vinicius Júnior foi derrubado dentro da área. Porém, o camisa 7 cobrou muito mal e desperdiçou a melhor oportunidade de garantir a vitória.


Fonte: Agência Brasil

Futebol

Palmeiras fatura Paulistão Feminino ao bater Corinthians nos pênaltis

Publicado

no

Por

Colombiana Tapia, goleira das Palestrinas, defendeu três cobranças

O Palmeiras conquistou o tricampeonato do Paulistão Feminino de Futebol com vitória de 2 a 0 sobre o Corinthians na cobrança de pênaltis, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP), após empate em 2 a 2 no placar agregado.  A colombiana Tapia, goleira das Palestrinas defendeu três cobranças do Timão e as outras duas foram na trave. Fê Palermo e Ingryd balançaram a rede para as Palestrinas e garantiram o tricampeonato (os dois primeiros foram em 2001 e 2022). A conquista do Palmeiras interrompe a hegemonia das Brabas, tetracampeãs paulistas no ano passado.

Nesta quarta-feira (20), o Palmeiras, comandadas há pouco mais de um ano pela técnica Camilla Orlando, entrou em campo com desvantagem de 1 a 0 no placar, pois perdera em casa,  por 1 a 0,  primeiro jogo da final na última sexta (15). Nesta tarde, logo na primeira etapa da partida, as Palestrinas abriram 2 a 0, com gols da artilheira Amanda Gutierrez (total de oito gols no torneio) e Dudinha. Na volta do intevalo, Vitória Yaya deixou o banco e descontou para o Corinthians.

No primeiro minuto de partida, as Palestrinas quase abriram o placar com um belo chute Laís Estevan, que passou rente ao gol de Lelê. Era só o início do domínio do Verdão. Aos 12 minutos, a volante Brena cruza para Amanda Gutierrez, que invade a grande área e acerta o fundo da rede de Lelê, igualando em 1 a 1 o placar agregado da final do torneio. Com o gol marcado nesta tarde, Amanda encerrou o Paulistão Feminino na liderança isolada, com oito gols ao todo. As Palestrinas seguiram pressionando as Brabas e foram colecionando chances de gol. Aos 22 minutos, a zagueira Poliana aproveitou bola lançada na área do Corinthians para tentar ampliar de voleio, mas a goleira Lelê fez ótima defesa. Cinco minutos depois, Lelê salvou o Corinthians, ao mandar para escanteio bola venenosa chutada por Dudinha. Aos 33 foi a vez de Brena acertar um bola de fora da área, mas após revisão do VAR, o gol foi anulado por toque dde mão de Daiane Muniz, no início da jogada. De tanto insistir, o segundo gol do Verdão saiu aos 41 minutos, novamente com assistência de Brena. A camisa 7 cobrou falta na área para Amanda Guttierrez, que ajeitou para Dudinha marcar um golaço, ampliando a vantagem do Palmeiras para 2 a 1 no placar agregado.

Após o intervalo, a volante Vitória Yaya deixou o banco das Brabas para entrar no lugar da camisa 10 Gabi Zanotti. E deu muito certo. Com um minuto de jogo, Yaya aproveitou o cruzamento de Yasmin e desviou de cabeça, igualando o agregado em 2 a 2, resultado que levaria a decisão do título para a cobrança de pênaltis. Após o empate, as equipes diminuíram o ritmo. Aos 24 minutos, Carol Nogueira finalizou de fora da área, mas a goleira Tápia evitou o gol. Três minutos depois, Yoreli Ricón chutou da entrada da área e a bola passou rente ao gol de Lelê.  A melhor chance das Palestrinas de definirem a partida foi aos 36 minutos,  com a volante Ingryd: sozinha na grande área, a camisa 5 se desequilibrou na hora de chutar e perdeu a bola para a atacante adversária Carol Nogueira. Com o fim da partida se aproximando, os times administraram o resultado até o apito final.

Pênaltis

A colombiana Kate Tapia, goleira do Palmeiras, foi o grande destaque nas penalidades. Ela defendeu a primeira cobrança de Duda Sampaio para o Corinthians. Na sequência, a artilheira Amanda Gutierrez desperdiçou chutando na trave. Depois foi a vez da corintiana Eudmilla mandar na trave também. O placar seguia 0 a 0 quando Fê Palermou acertou o fundo da rede, colocando o Palmeira na frente. Depois Milene cobrou para o Corinthians e Tapia voltou a brilhar evitando o gol das Brabas. Na quarta cobrança do Palmeiras, Ingryd ampliou para as Paestrinas e, em seguida, Tapia defendeu a cobrança de Carol Santiago, selando a vitória do Verdão por 2 a 0.

Anúncio

*Agência Brasil

Continuar Lendo

Futebol

Santos ganha o único titulo que não tinha: é campeão da Série B

Publicado

no

Por

Peixe leva o primeiro título em oito anos e encerra jejum voltando para a primeira divisão

O Santos Futebol Clube conquistou o título da Série B do Campeonato Brasileiro de 2024, encerrando um jejum de oito anos sem levantar troféus.

A confirmação do título ocorreu no últimosábado (16), quando o Peixe se beneficiou do empate entre Novorizontino e Paysandu, resultado que garantiu a liderança da competição para o time da Vila Belmiro, mesmo sem entrar em campo.

Com 68 pontos, o Santos não pode mais ser alcançado pelo Novorizontino ou pelo Mirassol – ambos já confirmados na Série A de 2025 -, que só podem chegar a 67 pontos, tornando o alvinegro praiano matematicamente campeão.

No último sábado, a equipe comandada por Fábio Carille entrou em campo contra o CRB para celebrar o título, coroando a campanha de destaque do clube na segunda divisão. Apesar da derrota e protestos da torcida, o clube subiu sem sustos.

Anúncio

Após anos recentes em que grandes clubes como Vasco, Grêmio, Internacional, Botafogo e Cruzeiro enfrentaram dificuldades para subir de imediato ou vencer a competição, o Santos retorna à Série A de forma triunfante.


*Revista Fórum

Continuar Lendo

Futebol

G6, G7, G8 ou G9? Como ficam as vagas brasileiras na Libertadores 2025

Publicado

no

Por

Título do Flamengo e decisões continentais envolvendo Botafogo, Atlético-MG e Cruzeiro podem dar até nove vagas ao Brasil na Libertadores

Campeonato Brasileiro está chegando na reta final e os clubes começam a fazer as contas por uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem.

Inicialmente, a competição destina seis vagas para a maior competição do continente, sendo quatro acessos diretos para a fase de grupos e outras duas para as fases iniciais.

O Flamengo, atual 4º colocado do Brasileirão, conquistou a Copa do Brasil, na final diante do Atlético-MG. Com o título, os Rubro-Negros carimbaram uma vaga para o torneio continental. Como ocupam, no momento, uma posição entre os 7 primeiros da tabela do Campeonato Brasileiro, a equipe do técnico Filipe Luís transformou o G6 em G7.

Anúncio

No entanto, com as equipes brasileiras com ainda na briga por título em torneios continentais, o número de vagas pode aumentar.

Botafogo e Atlético-MG decidem a Libertadores

O Brasil já tem uma oitava vaga na Libertadores de 2025 garantida, já que Botafogo e Atlético-MG decidem a atual edição. Em casa de vitória do Glorioso, que lidera o Campeonato Brasileiro, a vaga extra será aberta para o oitavo colocado do Brasileirão.

Se o Atlético-MG vencer a Libertadores, garantirá a sua vaga no próximo ano. No entanto, para abrir uma vaga para outra equipe pelo Brasileirão, o Galo precisaria estar entre os sete primeiros colocados.

Cruzeiro na Sul-Americana. Mais uma vaga?

O Brasil poderá ainda chegar a nove vagas para a edição de 2025. Para que isso aconteça, além de todos os resultados citados, o Cruzeiro precisaria derrotar o Racing na final da Copa Sul-Americana. Caso a Raposa se mantenha, por exemplo, na 7ª colocação, que ocupa atualmente, mais uma equipe brasileira, além das já classificadas, garantiria um lugar no principal torneio do continente.


*Metrópoles

Anúncio
Continuar Lendo

Mais vistas