Conecte-se conosco

Justiça

Explica Aí, Tchê’: projeto da Justiça militar gaúcha usa IA para simplificar juridiquês

Publicado a

em

Explica Aí, Tchê

O Tribunal de Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul (TJMRS) lança nesta segunda-feira (29/4) o “Explica Aí, Tchê”, com o objetivo de tornar a linguagem jurídica mais acessível e compreensível para o público em geral

Concebido pelo Laboratório de Inovação do TJMRS (NUBE9), o “Explica Aí, Tchê” é uma unidade de inteligência artificial que traduz e resume decisões judiciais para uma linguagem simples e direta, facilitando assim a compreensão por parte dos jurisdicionados e cidadãos.   A ferramenta está integrada à biblioteca OpenAI, também empregada pelo ChatGPT, o que assegura um alto nível de inteligência e eficiência.

O projeto adequa-se aos preceitos do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples , liderado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca tornar as decisões judiciais mais acessíveis a todos os cidadãos.  Alinha-se ainda ao planejamento estratégico da instituição em especial nos esforços de ampliação do acesso à justiça e comunicação com a sociedade.

A infraestrutura tecnológica foi desenvolvida pela equipe de desenvolvimento interno do TJMRS.   Essa é a versão 1.0 do Explica Aí Tchê,  que permanecerá em constante aprimoramento.   Em uma próxima etapa, a ferramenta também possibilitará, entre outros avanços, a integração direta com o sistema judicial eletrônico (eproc), jurisprudência, site e redes sociai e  a inserção de arquivos PDFs de outros órgãos para análise e tradução.

O Explica aí Tchê é público e gratuito, e pode ser acessado através do endereço https://www.tjmrs.jus.br/explicaai

Anúncio

Fato Novo com informações: TJMRS e CNJ

Continuar lendo
Anúncio
1 comentário

1 comentário

  1. binance us Регистрация

    27 de novembro de 2024 no 08:30

    I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *