Quarta, 24 de Junho de 2026
17°C 28°C
Brasília, DF
Publicidade

Autofagia: Entenda o mecanismo de “reciclagem celular” que renova o corpo

Descoberta que rendeu o Nobel de Medicina ao biólogo Yoshinori Ohsumi explica como as células eliminam partes danificadas para otimizar a saúde e o envelhecimento

Redação
Por: Redação Fonte: Fatos da Mente / Yoshinori Ohsumi
23/02/2026 às 08h00
Autofagia: Entenda o mecanismo de “reciclagem celular” que renova o corpo

O corpo humano possui um sistema de manutenção interna muito mais sofisticado do que qualquer tecnologia moderna: a autofagia. O termo, que vem do grego e significa "comer a si mesmo", descreve o processo biológico onde as células identificam componentes antigos, proteínas malformadas ou organelas danificadas e as decompõem.

Longe de ser um processo autodestrutivo negativo, a autofagia funciona como uma usina de reciclagem. Ao destruir o que não serve mais, a célula libera energia e matéria-prima para construir novas partes saudáveis. Esse mecanismo é fundamental para prevenir o acúmulo de "lixo celular", que está associado a doenças neurodegenerativas e ao envelhecimento precoce.

Como ativar o modo de reparo?

A ciência já comprovou que a autofagia não acontece o tempo todo em níveis elevados; ela precisa ser estimulada. Especialistas apontam que o corpo entra nesse estado de faxina quando percebe uma escassez de nutrientes ou um aumento na demanda por reparo:

  1. Jejum Controlado: A ausência de ingestão de alimentos por períodos específicos sinaliza às células que elas devem buscar energia nas partes velhas acumuladas.

  2. Exercício Físico: O estresse mecânico e metabólico causado pela atividade física induz a renovação das estruturas celulares, especialmente nos músculos e no coração.

  3. Sono de Qualidade: É durante o repouso profundo que muitos processos de limpeza cerebral e celular são otimizados.

Ciência, não milagre

A descrição detalhada desse processo rendeu o Prêmio Nobel de Medicina em 2016 ao japonês Yoshinori Ohsumi. Suas pesquisas mostraram que a autofagia é biologia básica e essencial para a adaptação e sobrevivência do organismo.

Estimular esse "modo de limpeza" não se trata de dietas da moda, mas de respeitar o design biológico do corpo. Ao equilibrar períodos de nutrição com momentos de estresse saudável (como o exercício), permitimos que o organismo se repare, se adapte e se renove de forma natural e eficiente.


 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Brasília, DF
18°
Parcialmente nublado
Mín. 17° Máx. 28°
17° Sensação
0.62 km/h Vento
61% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h38 Nascer do sol
17h49 Pôr do sol
Quinta
27° 16°
Sexta
25° 14°
Sábado
26° 15°
Domingo
26° 15°
Segunda
26° 15°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,07%
Euro
R$ 5,90 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 344,491,33 +0,39%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%
Publicidade
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias