Ligue-se a nós

Futebol

Racismo: três pessoas que cometeram crime contra Vini Jr. são condenadas a prisão

Publicado

no

Condenação é histórica. Jogo entre Valencia x Real Madrid, em 2023, foi paralisado por atos de racismo contra Vini Jr

LaLiga anunciou, nesta segunda-feira (10/6), que três torcedores do Valencia que proferiram ofensas racistas contra Vinícius Júnior foram condenados a 8 meses de prisão, dois anos de banimento dos estádios de futebol em jogos organizados pela Federação Espanhola de Futebol e pagamentos dos custos do processo. Esta é a primeira condenação deste tipo proferida na Espanha.

Os torcedores do Valencia, que chamaram Vini Jr. de nomes como “macaco”, tinham sido inicialmente condenados a 12 meses de prisão, mas a pena foi reduzida em em um terço após um acordo na fase de investigação preliminar. O jogo ocorreu em 21 de maio de 2023, no estádio Mestalla.

Eles foram considerados culpados em contra a integridade moral com circunstância agravante de discriminação por motivos racistas.

Anúncio
O caso

Vinicius Jr foi vítima de ataques racistas no Mestalla durante partida entre Valencia e Real Madrid, pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol de 2023. A partida acabou em 1 x 0 para o time da da casa e chegou a ser interrompida quando parte da torcida do Valencia entoava gritos de racismo direcionados ao atacante brasileiro.

Os ataques racistas foram ouvidos em vários momentos do jogo, mas explodiram aos 24 minutos do segundo tempo. Após reclamação de Vini Jr com a arbitragem da partida o jogo foi paralisado até que a situação fosse resolvida.


Fato Novo com informações: Metrópoles

Futebol

Brasil vence Equador para respirar nas Eliminatórias

Publicado

no

Por

Rodrygo garante triunfo de 1 a 0 no estádio Couto Pereira

A seleção brasileira derrotou o Equador por 1 a 0, no final da noite da última sexta-feira (6) no estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela 7ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O triunfo, na partida transmitida pela Rádio Nacional, foi garantido graças a gol de Rodrygo.

Aos 29 minutos da etapa inicial, o atacante do Real Madrid (Espanha) driblou vários adversários e finalizou de longe para definir o jogo. “Estamos em um momento de reconstrução da equipe. No dia de hoje, era importante que vencêssemos, não importava a forma que aconteceu. Em momento algum passamos por dificuldades na partida e não fomos atacados. Eles tiveram posse de bola, mas não criaram. Acho que tudo é questão de tempo”, declarou o técnico Dorival Júnior em entrevista coletiva.

Com o resultado o Brasil voltou a triunfar no torneio após um hiato de quase um ano. A última vitória verde e amarela nas Eliminatórias tinha sido no dia 12 de setembro de 2023, por 1 a 0 diante da seleção peruana em Lima. Somando mais três pontos, a seleção pulou para a quarta posição da classificação com 10 pontos. A ponta da tabela é ocupada pela Argentina, com 18 pontos.

O próximo compromisso do Brasil nas Eliminatórias para a Copa do Mundo será na próxima terça-feira (10), quando mede forças com o Paraguai no Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção.

Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.

Anúncio

Fato Novo com informações e imagens: Agência Brasil

Continuar Lendo

Futebol

Botafogo irá banir torcedor que cometeu racismo contra Palmeiras

Publicado

no

Por

Já identificado, ele fez gestos racistas em partida no Nilton Santos

O Botafogo afirmou em nota no X (antigo Twitter) que irá banir o torcedor alvinegro que fez gestos racistas contra a torcida do Palmeiras, durante a vitória dos cariocas por 2 a 1 no primeiro jogo das oitavas de final da Copa Libertadores, na noite de quarta-feira (14), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.  O clube carioca disse que o autor dos atos racistas foi identificado na manhã desta quinta (15) e que ele será impedido de frequentar o Nilton Santos.

As imagens do torcedor alvinegro fazendo gestos racistas em direção à torcida do Palmeiras foram publicadas pelo jornalista Tossiro Neto no Instagram, na noite de quarta (14), durante o jogo. A identificação dele foi possível, segundo apuração da Agência Brasil, após o Botafogo analisar as imagens e também o sistema de biometria usado na entrada do público no Nilton Santos. Todas as informações colhidas pelo Botafogo foram encaminhadas à Polícia Civil do Rio de Janeiro para abertura de inquérito.

O diretor-executivo do Botafogo, Thairo Arruda, repostou a nota do Botafogo no X (antigo Twitter), mencionando a La Liga (entidade que organiza o Campeonato Espanhol).

– É assim que se acaba com o racismo, La Liga (entidade que organiza o Campeonato Espanhol). Aprendeu?

Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.

Anúncio

Fato Novo com informações e imagens: Agência Brasil

Continuar Lendo

Futebol

Após prata, Seleção Brasileira feminina é homenageada na CBF

Publicado

no

Por

Com a representação da medalha olímpica e foto das 22 jogadores, a Seleção Brasileira recebeu a homenagem na fachada da entidade

A Seleção Brasileira feminina conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris. A derrota por 1 x 0 para os Estados Unidos frustrou mais uma vez o sonho do título olímpico pela terceira vez, mas a campanha foi reconhecida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A homenagem foi feita na fachada da sede da CBF. Na foto, pode ser observada a imagem das 22 jogadoras que estavam no elenco, em volta da medalha de prata, a terceira da história da seleção nas Olimpíadas.

Vale destacar que a final olímpica em Paris tirou a equipe da fila. A última decisão de olimpíadas do futebol feminino havia sido em 2008, quando o Brasil também foi derrotado pelas norte-americanas por 1 x 0 em Pequim.

Anúncio

Mesmo com a queda na final, a campanha da Seleção Brasileira é vista com bons olhos, sendo elogiada por Marta, que se despediu das Olimpíadas. Para a camisa 10, a equipe resgatou o orgulho na modalidade.

“Agora é dar continuidade a esse trabalho, porque o mais importante, que é o que eu acredito hoje, que é o resgate que a gente fez, do orgulho, das pessoas falarem do futebol feminino. Das pessoas acreditarem mais no futebol feminino. Acredito que isso foi o mais importante. Ficar em segundo, ganhar a medalha de prata. O que a gente precisa destacar é isso, esse orgulho que a gente resgatou. A medalha é de prata, mas na vida a gente é ouro”, afirmou a jogadora do Brasil.


Anúncio
Continuar Lendo

Mais vistas