Conecte-se conosco

Cultura

“Além do Sonho” resgata memória urbanística de Brasília em pré-estreia no MPDFT

Publicado

em

Curta-metragem, viabilizado com recursos de acordos de não persecução penal, homenageia os desafios e ideais que marcaram a construção da capital federal

Em meio à vastidão do cerrado e às linhas ousadas de Brasília, “Além do Sonho” resgata uma história esquecida, homenageando as raízes urbanas da capital. Na pré-estreia, realizada nesta segunda-feira, 28 de abril, na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), membros e servidores assistiram ao filme que revisita o espírito do I Seminário de Estudos dos Problemas Urbanos, de 1974, e o reencontro de Lúcio Costa com sua obra. A partir das memórias de quem construiu a cidade, o curta propõe uma reflexão sobre os desafios urbanos enfrentados ao longo do tempo, transformando a história em poesia e unindo justiça, memória e cultura em uma celebração do que fomos — e do que ainda podemos ser.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e servidores do MPDFT, como o procurador-geral de justiça Georges Seigneur, a promotora de justiça de Defesa da Ordem Urbanística Laís Cerqueira, o presidente da Associação Andar a Pé, Wilde Cardoso Gontijo Júnior, o vice-procurador-geral de justiça institucional Antonio Marcos Dezan, o juiz de direito Carlos Frederico Maroja, o promotor de justiça Dênio Augusto de Oliveira Moura, além da assessora de Políticas de Atendimento ao Público, Thaíse Dezen, e dos diretores do filme, José Walter Nunes e Sandra Bernardes.

O procurador-geral Georges Seigneur ressaltou a importância de Brasília não apenas como sede dos poderes da República, mas como uma expressão única da inovação modernista brasileira. “Brasília é mais do que a sede dos poderes; é uma cidade com uma cultura própria, que devemos preservar”, afirmou, reforçando que o filme fortalece o compromisso de proteger a identidade urbanística da capital.

A promotora Laís Cerqueira destacou que a exibição prévia para os integrantes do MPDFT foi uma forma de reconhecer o trabalho de todos que contribuíram para a realização do projeto. Ela ressaltou a importância de as Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística estabelecerem parcerias com instituições que promovam ações em benefício da cidade e agradeceu à Associação Andar a Pé pelo empenho na execução da iniciativa.

O presidente da Associação Andar a Pé, Wilde Cardoso Gontijo Júnior, relembrou que o projeto, iniciado em fevereiro de 2024, homenageia aqueles que, desde 1974, discutem os rumos de Brasília. “O filme traz à tona um momento histórico e reflete sobre os desafios urbanos da cidade”, disse. Ele também prestou homenagem à professora Ignez Costa Barbosa Ferreira e ao arquiteto Amílcar Coelho Chaves, participantes do seminário de 1974 que faleceram antes da finalização do projeto. “Este trabalho é um tributo a todos que contribuíram para a construção de Brasília”, concluiu.

Resgate Histórico

Anúncio

Dirigido por José Walter Nunes e Sandra Bernardes, Além do Sonho retrata o desenvolvimento urbano de Brasília partindo do histórico seminário de 1974, quando Lúcio Costa revisitou a cidade que ajudou a idealizar. Com depoimentos de figuras como José Carlos Coutinho, Ignes Barbosa e Frederico de Holanda, o filme articula passado e presente e traz reflexões sobre os rumos e os desafios enfrentados pela capital desde sua fundação.

Para a espectadora Thayane do Amaral Coelho e Lima, servidora da Coordenadoria Executiva de Medidas Alternativas (Cema), a obra é mais do que um resgate histórico: “O documentário resgata os sonhos e desafios dos construtores de Brasília e nos faz refletir sobre questões atuais, como o crescimento desordenado e a preservação do patrimônio histórico. É motivo de orgulho ver o MPDFT promover, por meio das medidas alternativas, iniciativas que fortalecem a cidadania e a identidade da nossa capital”.

A produção foi viabilizada com recursos provenientes de acordos de não persecução penal (ANPP), instrumento que permite destinar valores a projetos de interesse social e cultural. O vice-procurador-geral de justiça, Antonio Marcos Dezan, ressaltou essa contribuição: “Esse curta-metragem que acabamos de assistir em primeira mão é fundamental para a preservação da memória do início de Brasília. E essa parceria com os recursos oriundos dos acordos de não persecução penal incentivam a preservação dessa cultura, que é um patrimônio nosso”, afirmou.

Sobre o ANPP

Instituições sociais interessadas em obter recursos provenientes desses acordos devem entrar em contato com o Setor de Controle e Acompanhamento de Medidas Alternativas (Sema/MPDFT) da sua cidade. Clique aqui para acessar a lista de contatos por região do DF.

Lançamento 

O curta “Além do Sonho” será lançado na próxima quarta-feira, 30 de abril, às 19h, no Cine Brasília. A sessão é um convite para celebrar a história e refletir sobre o futuro urbano da capital.

Anúncio

Lançamento do Curta “Além do Sonho”

Data: Quarta-feira, 30 de abril de 2025

Horário: 19h

Local: Cine Brasília

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre


Fonte: MPDFT

Anúncio

Brasil

Jards Macalé morre aos 82 anos e recebe homenagens de Lula e Caetano Veloso

Publicado

em

Por

O ator, músico e compositor Jards Macalé morreu nesta segunda-feira (17), aos 82 anos, gerando comoção. O presidente Lula e Caetano Veloso prestaram homenagens, destacando seu legado na cultura e sua luta contra o autoritarismo no Brasil

O ator, músico e compositor Jards Macalé morreu nesta segunda-feira (17), aos 82 anos. O falecimento gerou comoção, com homenagens prestadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo cantor e compositor Caetano Veloso.

A luta pela cultura e a visão política do amor

Em mensagem nas redes sociais, o presidente Lula relembrou a proximidade com Macalé, destacando a visão do artista sobre a intersecção entre política e afeto.

Lula citou uma frase do músico: “Jards Macalé dizia que o amor é um gesto político. […] Essa visão de mundo me aproximou de Jards: política e amor devem andar juntos. Não podem ser separados.”

O presidente acrescentou que o artista sempre defendeu a valorização da cultura e transformou seu talento em uma luta constante contra o autoritarismo, lembrando que Macalé esteve presente em sua cerimônia de posse em 2023.

A essência mantida na música

O cantor Caetano Veloso também prestou homenagem ao parceiro musical, que foi fundamental na produção do álbum Transa, de 1972.

Caetano expressou profundo pesar e emoção, destacando a importância de Macalé em sua vida e carreira: “Sem Macalé não haveria ‘Transa’. Estou chorando porque ele morreu hoje. Foi meu primeiro amigo carioca da música.”

Anúncio

Ele relembrou o início da amizade no Rio de Janeiro e a posterior participação do músico no álbum gravado em Londres. Caetano Veloso finalizou a homenagem desejando que a música siga mantendo “a essência desse ipanemense amado”.


Com informações: Agência Brasil

Continue lendo

Brasil

Museu da Língua Portuguesa abre exposição sobre o funk

Publicado

em

Por

A mostra “FUNK: Um grito de ousadia e liberdade“, com 473 obras, explora o funk como cultura, linguagem e expressão estética, destacando sua origem urbana e a ocupação de espaços institucionais pela juventude periférica. A exposição, originalmente do MAR e que incorpora acervo sobre o funk paulista, fica em cartaz na capital paulista até agosto de 2026

A exposição “FUNK: Um grito de ousadia e liberdade” foi aberta neste sábado (15) no Museu da Língua Portuguesa, na capital paulista. A mostra, que foi originalmente concebida pelo Museu de Arte do Rio (MAR), traz um acervo robusto de 473 obras e itens, incluindo pinturas, fotografias e registros audiovisuais, e incorpora material com foco no funk paulista.


Rio de Janeiro (RJ), 29/09/2023 - Exposição “FUNK: Um grito de ousadia e liberdade”, no Museu de Arte do Rio (MAR), região portuária da cidade. Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil

Com curadoria de Renata Prado, a exposição propõe uma abordagem que transcende a sonoridade do funk, enfatizando o movimento cultural por sua origem urbana e periférica, e seus profundos desdobramentos estéticos, sociais e políticos. A curadora ressalta que a iniciativa visa mostrar o funk enquanto cultura e suas diversas linguagens artísticas, sendo acessível a todas as pessoas.

A exposição traça um contexto histórico que remonta aos bailes black do Rio de Janeiro e de São Paulo no fim dos anos 1960, conectando o funk à ancestralidade negra das eras Soul e Black Music. A mostra também apresenta a presença do funk nas artes visuais contemporâneas, com obras de artistas como Panmela Castro, Rafa Bqueer, Maxwell Alexandre e Markus CZA.

Rio de Janeiro (RJ), 29/09/2023 - Exposição “FUNK: Um grito de ousadia e liberdade”, no Museu de Arte do Rio (MAR), região portuária da cidade. Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil

Artistas contemporâneos destacam a importância de espaços institucionais como o Museu da Língua Portuguesa reconhecerem e acolherem a cultura funk, que por muito tempo foi marginalizada, permitindo que a “juventude da periferia” se manifeste através da sua arte.


Com informações: Agência Brasil

Continue lendo

Brasil

Destaques da Semana: 330 Anos da Morte de Zumbi e os 115 Anos de Rachel de Queiroz

Publicado

em

Por

A semana de 16 a 22 de novembro de 2025 é marcada por datas de grande relevância histórica e cultural no Brasil e no mundo. O destaque é o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20/11), que relembra a execução de Zumbi dos Palmares em 1695. A semana também celebra o nascimento de figuras culturais como a escritora Rachel de Queiroz (17/11) e o “pai do cordel”, Leandro Gomes de Barros (19/11), além do Dia Internacional para a Tolerância (16/11) e a Revolta da Chibata (22/11)

O período de 16 a 22 de novembro de 2025 é repleto de efemérides que abrangem temas como direitos humanos, cultura, história e meio ambiente, conforme levantamento da EBC.

Luta Contra o Racismo e Direitos

  • 20 de Novembro – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (330 anos da morte de Zumbi): A data celebra a resistência negra, marcando o dia em que Zumbi dos Palmares, o último líder do Quilombo dos Palmares, foi executado em 1695. A efeméride é um símbolo da luta contra o racismo e pela equidade no Brasil.

  • 20 de Novembro – Dia Mundial das Crianças: Criada pela ONU em 1954, a data visa lembrar as crianças que necessitavam de cuidados especiais após a Segunda Guerra Mundial e destaca a importância da defesa dos direitos da infância.

  • 18 de Novembro – Dia Nacional do Conselheiro Tutelar: A data homenageia esses profissionais cruciais na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, que atuam verificando denúncias de violência, maus tratos e negligência.

  • 16 de Novembro – Dia Internacional para a Tolerância: Instituída pela UNESCO, a data visa promover a convivência pacífica e a tolerância, marcando a assinatura da “Declaração de Princípios Sobre a Tolerância” por 185 países.

Cultura e História

  • 17 de Novembro – Nascimento de Rachel de Queiroz (115 anos): A cearense foi a primeira escritora a ingressar na Academia Brasileira de Letras (ABL) e a primeira mulher a conquistar o Prêmio Camões. Ela é notabilizada por obras como “O Quinze”, que retrata a luta do povo nordestino contra a pobreza.

  • 19 de Novembro – Dia Nacional do Cordelista: Homenageia a literatura popular mais tradicional do Nordeste, marcando o nascimento de Leandro Gomes de Barros, o “pai do cordel”.

  • 22 de Novembro – Dia Internacional do Músico / Dia da Música: Celebrado em louvor a Santa Cecília, padroeira dos músicos, a data destaca a música como uma das mais antigas expressões culturais da humanidade.

  • 22 de Novembro – Revolta da Chibata (115 anos): O movimento histórico de 1910 foi marcado pela rebelião de marinheiros a bordo de navios de guerra brasileiros contra os castigos corporais.

Meio Ambiente e Outras Efemérides

  • 16 de Novembro – Dia Nacional da Amazônia Azul: A data marca a entrada em vigor da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, que possibilitou a delimitação de aproximadamente 4,5 milhões de km² de espaços marítimos sob jurisdição brasileira.

  • 16 de Novembro – Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito: Data móvel (terceiro domingo de novembro) criada para homenagear as vítimas de acidentes e apoiar seus familiares, além de reforçar a necessidade de um trânsito mais seguro.


Com informações: Agência Brasil

Continue lendo
Anúncio


Em alta

Copyright © 2021-2025 | Fato Novo - Seu portal de notícias e informações reais e imparciais.

Verified by MonsterInsights